Dicas de como organizar as suas finanças e não perder a felicidade!

Passos para uma gestão: Finanças Felizes!

Tenha como foco fazer controles com alegria e satisfação ( Essa é a meta: Nunca desistir!) Ao chegar na planilha de número 04 baixe aplicativos gratuitos ou use o excel. E os nomes invente. Dê nomes que te motivem a abrir a planilha ou o controle todo mês! Vamos lá?

Planilha : Levantamento de todos os custos: 1) Custo com o seu Prazer (Cinema, restaurante e etc..) e os obrigatórios ( Luz, condomínio, Internet, Prestação da casa e do carro) :

1a etapa: Anotes todos os seus custos gerais começando pelo que te dá prazer.

2a; Somá-los ( Tenha noção do que gasta ).

3a. Cada pode dar nome que quiser para os seus gastos ( Isso torna divertido o controle).

Planilha 2:

* Analisar cada custo da Planilha 01 e levar para a 2a planilha o que dá prazer e não quer cortar, e
os custos obrigatórios. ( este é o 1o. Filtro ). Nessa segunda planilha você já tira o que dá prazer, mas pode cortar por que não morre por isso.

Faça nova Soma.

Planilha 3:

Encerrada a planilha 2 vamos para a 3 – em que reduziremos ou eliminaremos alguns prazeres ( Todos sendo encaixados já com o olhar de quanto eu ganho – Mas ainda não lance a sua receita). E manteremos os custos fixos ( tentando ver o que posso trocar por um fixo mais barato : Internet, tv a cabo). Agora some novamente para ter acesso ao seus gastos finais.

Planilha 04:

Na 4 lançamos todas as receitas ( Fixas – de preferência), e os custos dos seus prazeres ajustados e fixos também ajustados.

Essa tende a ser a planilha fixa que vai para o excel ou para algum app que vai baixar no seu celular.

Com as sobras:

Se sobrar, esse dinheiro vai pra poupança, CDB, Títulos do tesouro ou previdência privada.

* Ou você vai juntar para parcelar ou quitar dívidas que hoje não têm condições de pagar – nem parceladas.

Se não sobrar, vamos ver onde cortamos mais ( Nossa meta é fazer sobre ou no máximo gasto ficar igual ganho ).

No fim, você precisa ter a planilha ideal. De acordo com o seu perfil.

Dicas : * Dívidas com bancos o ideal é ir no gerente e negociar pessoalmente para que consiga parcelas cabíveis no seu bolso.

* Cartão de crédito : Deixar pra lá ( Se realmente não se importa por alguns meses ter o seu nome no SPC e negativado), até eles fazerem uma proposta que cabe no bolso. Ou para quitação integral.

Sugiro você, depois de juntar as sobras, tendo um valor razoável apresentar como sua única possibilidade de quitação. Lembrete : Cartão têm seguro – Logo eles receberem da seguradora. Com eles negociar pode ser mais ameno do que com bancos ( Até por que com estes juros inviável pagar qualquer débito).

Fica a dica e boa gestão das suas finanças!

Seja feliz…Faça Finanças Felizes!

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.