Estar só? Ou ser só?

Estar sozinho é bom?

Foi a pergunta que me fizeram hoje.

E eu digo quê, depende do que é a sua definição de estar só ou ser só .
Eu confesso que já tive muitos pseudos amigos numa fase. Saia todo final semana. E o que sentia? Que o assunto sempre era o outro, ou viagens, ou chacotas, ou conversas em que o desejo mórbido era saber profundamente um da vida do outro membro da mesa ( Para manter o tema da próxima reunião!).

Eu não sou Santo e menos ainda melhor que alguém, mas, aprendi à fazer um filtro.

Conheço muita gente. Mas, trato o profissional como público e a pessoa física como privada. Logo, tenho os amigos necessários, não somos grudados, me afastei de parentes ( Até porquê os que era ligado ou morreram ou eram os que mais falavam mal pelas costas!). E olha que sempre fui muito caseiro, leitor voraz e focado no trabalho ( Trabalho este que me custou noites de sono, porque tinha metas ousadas, projetos e era muito rígido. Logo, os embates e fofocas também eram inevitáveis). Foi no trabalho que aprendi à lidar com gente de todo tipo. E lá criei a definição de que não tenha partido só porque ouviu dizer e mesmo se ouviu continue não tendo ( O outro que fala sempre é a vitima).

Nunca entendi de onde surgiam tantos assuntos sobre mim, já que sempre fui distante de quase tudo e todos e reservado ( A pessoa que aglomerava amigos do parágrafo primeiro ou segundo existiu numa fase curta) .

Minha vida amorosa era o palco predileto dos meus desafetos e parentes. Afinal,  eu era solteiro, quase quarentão, nunca me viram com mulher e ainda pai adotivo…. Roteiro perfeito para ser o gay. Não que isso me importe ( Ao contrário – se alguém se der ao trabalho de estudar, vai trocar o termo opção por condição sexual genética) e no mais,  da minha privada vida cuido eu.
Mas sempre detestei a santidade dos que colocam uma Bíblia debaixo do braço e uma régua quilométrica na língua para falar de alguém. Parentes eu evito, porque os meus são muito Santos já que são quase 100% evangélicos. Amigos, me afastei dos tóxicos, aproveitadores e dos que a conversa é o outro. Gosto de assuntos agregadores. Logo, ostentação não é minha conversa predileta. ( Ah…Aquela viagem para Paris…Ulala!!!) me cansa!
Fui traído por todo tipo de pessoa: Amigos que achei que envelheceria com eles, parentes e etc; (Ser corno variado é meu troféu imprensa).

Enfim, eu não me importo em estar só ou acompanhado, mas hoje, recuso convites. Prefiro o pouco agregador do que o muito para nada. A solidão de fato pode ser uma longa e profunda conversa consigo.

Minha casa é meu santuário. Adoro meus pais, filha e animais. Meus livros, escrever e estudar bebendo um vinho Malbec me renovam.
Logo, não devo ser a melhor companhia para essa geração que fala nada com coisa nenhuma. Ou que vive de imagem – devendo até a alma da mãe.

Prefiro as prosas com o meu pai, as brigas e as brincadeiras com a minha filha, “conversar” com meus cinco animais domésticos e orar com a minha mãe .

Aprendi a gostar de mim. E que estar solitário pode ser o seu grande momento de ter a sua companhia.

Sim. Ficar só é bom! Principalmente, se você têm personalidade forte , não se vende para o outro,  e é humano, no melhor sentido das ações boas.

Espero ter te ajudado.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.