Para contadores e não contadores!

Para contadores e não contadores:

O que você prefere? Dizer que os seus Ativos são o conjuntos de bens e direitos? Ou a sua riqueza no seu estado bruto dividida em partes tocáveis e outras intocáveis e num tempo de acesso imediato, ou durabilidade curta ou no longo prazo?
Eu prefiro a segunda opinião ( Sai do senso comum dos livros da Editara Atlas).

Dizer que o Passivo é o conjuntos das obrigações ? Ou dizer que este é a parte das riqueza bruta (Se chamamos essa de Ativo), que esta comprometida com os pagamentos no curto e no longo prazo? Eu prefiro a segunda. Novamente sai do senso comum literário. Inclusive o passivo ( Maior que o ativo ), em excesso já denota pobreza. Perda de riqueza ( Falência ). Que o Investimento não rendeu ao contrário ( desrendeu – Palavra que não existe…É inventei!).

Que o Patrimônio líquido é a parte do Passivo que se deve ao sócio investidor? Ou a riqueza liquida menos as dividas de curto, médio prazo ou chamadas de não circulantes – Sem considerar o que deve ser repassado ou pago para o investidor ? Ou a riqueza que sobra para o sócio – ou o valor a pagar para este depois que tiramos as dívidas? Prefiro a terceira opção.

Quando o assunto são as despesas e os custos ( Réditos negativos), eu prefiro dizer que se dividem em dois grupos : Os custos ( Gastos fundamentais para se ter ganho com a atividade que gerou a criação da empresa, e que as despesas gerais – chamadas de administrativas são complementares a estes, mas nem sempre fundamentais na geração de receitas ( ganhos ) – (Talvez, necessárias). Eu gosto desta definição! Os custo na realidade são ativos, mas, essa é outra história do equivoco da cópia que fizemos do estilo americano.

E Receita para mim é ganho em variadas formas. Mas sendo a principal vinculada ao objetivo de criação de um empreendimento essa chamada de operacional. Mas, existem as não operacionais receitas que não têm vínculo com a atividade principal de um negócio mas que acaba sendo necessária as vezes até para se capitalizar ( gerar dinheiro rápido ) – Por exemplo, vende de imóveis ou móveis da empresa.

De qualquer forma, falar sobre contabilidade ou sobre qualquer ciência devesse pensar em quem não é da área, e ou lê um texto ou ouve um profissional desta falando sobre. E tudo por que – alguns de nós – acha que ao estudarmos algo, e nos profissionalizarmos nisso somos o senhor daquele assunto.

Portanto, mostrar conhecimento, eu prefiro praticando e readaptando linguagens. Principalmente quando as adaptamos ao outro ( Isso denota que de fato aprendeu-se de verdade! ).
Nariz em pé, linguagem robusta, difícil, complexa, leis na ponta da língua só mostram a nossa tolice em acreditar que somos e dominamos algo – E formaliza nossa arrogância ou fraqueza emocional – E até insegurança.

Prefiro ver e ouvir gente que consegue transformar e falar da forma que o outro ( Que não estudou aquilo) merece e precisa.
Pense nisso!

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.