Respeite as pessoas, mas Valorize a hierarquia que te ouve quando você têm argumentos…

Liberdade de expressão é uma das principais características das organizações de alto desempenho.

Toda crítica é bem-vinda. Qualquer um pode dizer o que SABE ou mesmo discorda. O gerente não tem o compromisso em concordar ou aceitar, mas tem a obrigação de escutar desde que qualquer assunto seja tratado com cordialidade, privacidade, respeito e imparcialidade.

Não critique sem oferecer alternativas
Ninguém tem paciência com quem só reclama. Se você acha que algo está errado, sugira outra solução. Veja o problema coletivo como seu e tente resolvê-lo. Todos os gerentes querem alguém assim em seus times.
Comemore e promova as pessoas que dão o bom exemplo
Montar uma equipe na qual todos se comportem assim não é fácil. Sempre haverá um cético que prefere falar pelas suas costas. Mas vale a pena insistir. Quando o gerente incentiva esse comportamento e dá o exemplo, é natural que a equipe se motive a fazer o mesmo.

Acompanhe aqui 5 dicas de como lidar com a hierarquia – SEM PUXA-SAQUISMO :

1 – CORDIALIDADE NÃO SAI DE MODA
O respeito deve permear todas as relações no trabalho. A boa educação, os gestos positivos, as palavras certas no momento correto facilitam a troca de ideias e de experiências, enriquecendo a relação profissional. Deixe a agressividade de lado, conquiste a confiança e o respeito dos seus chefes e atue de forma a se tornar uma referência para os demais. Trate os outros com delicadeza e, se estiver muito tenso ou irritado, evite participar de discussões acirradas. Respire, saia do ambiente, coloque as ideias no lugar e só depois administre e converse sobre os assuntos polêmicos.
2 – SABER OUVIR É UMA ARTE
Quando a pessoa não está preparada para ouvir com atenção, as interpretações equivocadas e os conflitos tendem a se tornar comuns. Preste atenção e tente compreender instruções, mensagens e demandas. Se houver dúvidas, não hesite em questionar e esclarecer. Entenda de que forma uma determinada tarefa vai agregar valor e alavancar resultados.
3 – CONFIE NA SUA LIDERANÇA
Parta sempre do princípio de que os líderes são profissionais competentes, capacitados e com bons currículos que garantiram que eles passassem por seleções criteriosas. Confie no preparo do seu chefe e aproveite para absorver seus conhecimentos. Se inspire nas atitudes dele, contribua para o sucesso do time e cresça junto com todos.
4 – DIÁLOGO FRANCO
Nem sempre é fácil conquistar um relacionamento harmonioso entre líderes e liderados. Se você estiver insatisfeito com alguma coisa, se sentir que foi injustiçado ou não enxergar reconhecimento pelo seu trabalho, não hesite em abrir o jogo com seu chefe. Faça uma lista do que precisa ser dito, chame-o para uma reunião e exponha seus pontos de vista. Estas atitudes são bem vistas e podem trazer clareza para a relação.
5 – DÊ IDEIAS NOVAS E EMITA SUAS OPINIÕES
As empresas modernas valorizam as pessoas que se posicionam frente às situações. Faça seus questionamentos, pergunte, proponhas novas formas de se fazer as coisas. Mas saiba, também, aceitar as opiniões dos outros e ter serenidade no caso de sua opinião não ser acatada. A maioria vence.
Se, mesmo seguindo essas dicas, você ainda sentir que o trabalho em equipe não está acontecendo como você queria ou os resultados individuais e coletivos não estão sendo alcançados, vale a pena procurar a ajuda em um coach. Você vai aprender mecanismos para atuar mais facilmente nos ambientes competitivos dos dias de hoje. Melhor adaptado às nuances das relações de hierárquicas, os resultados positivos e sua satisfação virão naturalmente.

www.centercon.com.br

www.blogdorobson.com.br

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.