Biografia mais de 20 anos de profissão…

Biografia…

Meu amor pela minha profissão…

Sempre escrevi que, grandes profissionais são fiéis as suas profissões. E, é essa fidelidade que faz com que ele seja fiel às empresas. Diferente disto é troca de intenções – e nem sempre de valores e ideais.

Minha carreira começa de forma quase novelesca. Aos quinze anos , por ser leitor voraz, queria ser professor de língua portuguesa. Tanto que ganhava prêmios de redação, até com grande constância. Adorava a arte de interpretar, e fiz parte, orgulhosamente, do GrupoTerra Rouxa de teatro. Escrevia os roteiros das peças de teatro na escola e na igreja. Já cantei, compus e minha ligação com as palavras era forte .Era o típico NERD gente boa que passava cola, querido, mas a “bichinha” intelectual da turma. E que passou quase todos os anos dos estudos primários e secundários usando o mesmo caderno pela capacidade de memorizar – raramente estudava para as provas. ADORAVA mesmo era ler muito e prestar atenção nas aulas. Trabalhos, eu fazia sozinho para evitar os grupos.

Me apaixonei pela leitura quando um livro de Monteiro LOBATO caiu – literalmente -na minha cabeça. Até então, lia livros mais complexos e com o dicionário do lado à ponto de receber advertência por ler Tocaia Grande do Jorge Amado aos 11 anos. Helena foi o meu primeiro livro aos 5 anos. Aprendi a ler quase que auto de data. Mas, devo muito ao incentivo do meu pai. Já no estudo secundário, fui selecionado entre os melhores, na minha escola de periferia, e ia fazer Magistério na melhor escola de Bhte na época. Mas, para a minha surpresa a minha mãe queria que eu estudasse com uma prima e trocou-me de escola. Fiquei bravo, irritado, mas, nada podia fazer. E LÁ ESTAVA EU, indo para uma escola chamada Tabajara para fazer o SEGUNDO GRAU E AINDA TINHA QUE ESCOLHER O CURSO TÉCNICO.

Chateado, fui para o primeiro dia de aula aos 15 ANOS e não sabia ainda se fazia magistério, por que lá também tinha essa modalidade ou Contabilidade.

Agora começa a minha história de amor a profissão…

Do nada, indo para a escola, começou a ventar muito e parou na minha cara um panfleto com a grade de Contabilidade, e derepente, lá estava eu na biblioteca, estudando o que era contabilidade. E com poucas horas resolvi me matricular naquele curso técnico. Ali começava a minha jornada – estudar o dia todo – e a noite fazer o 2o. grau e contabilidade juntos. Quando tinha -16 ou 17 anos -apareceu um empresário querendo estagiários para a sua empresa na minha escola. E eu, mesmo detestando contabilidade, era um dos melhores senão o melhor da turma ( Desculpem a falta de modéstia ). Enfim ,eram três turmas com 40 pessoas. Selecionaram uns 20 para o primeiro teste. Depois 10 e por fim 5. E LÁ ESTAVA EU entre 3 finalistas, fui fazer o teste na empresa – já tendo passado pelos testes na escola, e em mente sabia que seria este o trampolim para fazer faculdade de Letras. Fui bem na entrevista, péssimo no teste – por nervosismo. E ali foi a minha primeira reprovação, para enfim abaixar o ego de quem se sentia o melhor, já que o era tratado assim. 3 semanas depois fui chamado pelo Dono, e este,  ACHO, foi com a minha cara, gostou da entrevista e achou que fui mal no teste ( E fui mesmo!). Mas, apostou em mim. Começava ali, um martírio para ele e para mim, fui durante um ano o pior estagiário. ERRAVA TUDO! E pior, passei no vestibular, fui fazer letras. Logo,o meu foco era letras. enfim, um dia a professora de letras me chamou, era doutora, e me disse: “Robson…Sinceramente é o melhor aluno da turma.É pobre e trabalha com contabilidade…SAI DAQUI E VAI FAZER CONTABILIDADE…”.
Resolvi seguir o conselho, na semana seguinte estava no curso de contábeis – vindo terminar letras anos depois. A partir dali, depois de tanto ser chamado a atenção, e ameaçado a ser o próximo demitido….Resolvi estudar de verdade contabilidade…

E LI TODOS OS LIVROS QUE PUDE.  Dos piores aos melhores da época. Melhorei como estagiário. Fui contratado e comecei a treinar pessoas ( meu sonho de ser professor começou ali ). Em 2018 virei gerente do meu setor aos 18 anos. E em 2001 quando ia sair, para ter o meu próprio escritório, ao desenvolver um projeto chamado GGC ( GRUPO DE GESTÃO CONTÁBIL ), já que não acreditava no contador (chamado de envia guias), e sim, no gestor e médico dos número.Fui convidado pelo meu patrão para ser o seu sócio. Aceitei, com a condição de que a minha rescisão pagasse as minhas cotas 300,00 reais. E, e a partir dali,  minhas cotas aumentariam, se o meu projeto desse certo.

Enfim, deu certo…Crescemos, ganhamos prêmios, e eu me tornei um profissional apaixonado pela profissão e defensor da classe. Fui  e sou professor, palestrante,  escritor, crônista,  blogueiro e muitos contadores em um…

OMITI ALGUNS AGRAVOS – por respeito as pessoas- já que mágoas e rancores não tenho!  E reconheço alguns bons erros meus. E ELAS – cada pessoa – ME ENSINARAM MUITO, ATÉ COMO EU NÃO DEVO SER.

Já levei soco na cara em público na empresa, minha sexualidade virou pauta para deboches gerais – sem provas – e sem ser da conta de ninguém , fui acusado de separar empresas ( Já que o Grupo era meio familiar ), e eu tenho uma visão menos familiar . HOJE, ELA É humana, profissional e liberal…

Tive desafetos por décadas e os agradeço, aprendi muito. Aos falsos amigos e traidores… Obrigado!

E HOJE… AOS 40 tendo começado entre os 16 e 17 anos – já com mais de 20 anos de carreira – agradeço ao DEUS que creio ( Como Judeu  – Cristão ). Ao Edilson meu eterno irmão e amigo – À quem devo parte dos ensinamentos e a minha carreira , Evaldo Miranda, Wagner Martins, Junior CONSELHEIRO, amigo e irmão, FABIANA E PATRÍCIA PELA FIDELIDADE DE ANOS, EDNA MINHA PROFESSORA DO TABAJARA, MARLUCIO ( Por aceitar uma monografia sobre Capital intelectual quando este assunto sequer era relevante). E Cleber – meu mestre de custos, ROSILENE CAMPOS, ANDERSON COUTINHO, GUALTER BARRETO, LOPES DE SÁ SAUDOSO quem me deu o nome profissional de Robson Nunes, WEBERSON, GLÁUCIA PROFESSORA, CIBELE PRIMA AMADA, PAULO CONSENTINO e todos que não citados contribuíram para me  tornar quem sou hoje! Aos desafetos – não meus – mas talvez, eu seja deles – sou grato me ensinaram muito.

Pai e mãe me deram caráter,  hombridade, crenças,  fé e à eles devo o meu passado o meu presente e o meu futuro.

AOS AMADOS EDILSON, JÚNIOR,LOPES DE SÁ, MARLUCIO, CLEBER DEVO A MINHA CARREIRA…CÉSAR MEU PRIMEIRO ALUNO. E AOS ALUNOS DO SENAC MEUS PRIMEIROS  – em maior número – QUE HONRA. SÃO CENTENAS QUE FIZERAM DESTE SER, DE PERSONALIDADE FORTE, SEM PAPAS NA LÍNGUA CHEGAR ATÉ AQUI…E ser o Robson Nunes.

INJUSTO CITAR MAIS NOMES, SÃO MUITOS….E PARENTES FICAM PARA OUTRA CRÔNICA BIOGRÁFICA.

Obrigado minha a equipe atual!

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.