Em Tempo de Coronavírus ( Como cuidar da sua empresa! )

O objetivo deste artigo é ajudar todos os lojistas do Brasil que estão passando por este momento de incerteza e crise global.

Muito foi falado sobre medidas de saúde para evitar a propagação do coronavírus — o que deve ser prioridade —, mas aqui, em particular, queremos dividir dicas e exemplos para o seu negócio manter o nível de vendas nos próximos meses.

Nós acreditamos que o maior desafio à frente será o fluxo de caixa, principalmente para as PMEs. O consumo mudará bastante: as pessoas comprarão menos de alguns ramos, mais de outros — tudo dependerá da necessidade de cada público.

Para pensar em um plano de ação para a saúde da sua empresa, não se esqueça de fazer um diagnóstico da sua situação financeira: some as vendas a receber nos próximos 30, 60 e 90 dias e, depois, desconte as contas a pagar do mesmo período — com isso, você terá noção de quantos dias serão necessários para planejar novas ações.

Na Nuvemshop, estamos e estaremos focados em garantir o sucesso máximo do seu negócio. Por isso, compartilharemos estas estratégias que reunimos a partir de conversas com vários lojistas que superaram crises e com base na nossa experiência. Temos certeza de que elas te ajudarão na evolução da sua história.

Obs.: este conteúdo será constantemente atualizado dentro das próximas semanas. Assim, fique de olho para não perder nenhuma dica, ok? 😉

Gerar caixa com o estoque

Se hoje você tiver um nível de estoque muito elevado, incentive as vendas com alguma promoção especial (caso já tenha tido algum tipo de queda) — o importante aqui é ter dinheiro na mão, liquidez.

O que vemos que melhor funciona é o frete grátis junto a algum outro benefício (como parcelamento sem juros). Desta maneira, você não precisará fazer o desconto diretamente sobre o produto e desvalorizá-lo.

Outra possibilidade é a de investir em combos: ofereça descontos na compra de artigos complementares (como cremes e desodorantes, por exemplo) ou promoções de “Leve 3, pague 2”. Especialmente neste momento, a criatividade e a flexibilidade ajudarão na sustentabilidade do seu negócio.

Manter os níveis de inventário no menor valor possível

Trabalhe com capital de giro negativo (vender antes de comprar) se você acredita que conseguirá entregar os produtos no período estipulado para o seu cliente. De modo geral, as lojas trabalham com estoque mensal, mas você pode reduzi-lo para 15 dias, caso necessário.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, não se esqueça de consultar seus fornecedores e confirmar os prazos de entrega das mercadorias. Além disso, diversifique os contatos para não correr o risco de perder vendas por falta de produtos já que, neste período, a probabilidade de ocorrerem atrasos é maior.

Entender as mudanças de consumo e diversificar a oferta de produtos

A crise do coronavírus tem aspectos bastante específicos que direcionarão mudanças de consumo, principalmente em torno das medidas de isolamento.

A curto prazo, enxergamos quatro diretrizes de consumo que aumentarão:

  1. Entretenimento em família: todo mundo em casa junto, sem poder sair. Como você pode ajudar o seu cliente a se entreter junto da família?
  2. Anti-solidão: muitas pessoas moram sozinhas e também precisam se divertir (ou pelo menos se distrair)!
  3. Trabalho em casa: grande parte das empresas passou (ou passará) a implementar uma política de trabalho remoto, pelo menos para uma parte relevante dos funcionários. Porém, nem todas as casas estão preparadas para funcionar como um escritório 100% do tempo. Como ajudar seus clientes a equiparem suas casas e a serem mais produtivos?
  4. Itens essenciais: além dos básicos (como alimentos, remédios e álcool gel), cada pessoa tem a sua própria definição do que é “essencial”. Roupa para fazer ginástica? Panela para cozinhar? Comida para o cachorro?

Diversificar sua oferta é algo que deve ser visto e revisto constantemente, mas em um provável cenário de queda de vendas, é importante entender qual tipo de produto você pode oferecer ao seu público-alvo.

Um exemplo de loja virtual que diversificou seus produtos é a 7MBoots, que começou o negócio com apenas botas texanas e passou a vender camisetas, pulseiras e bonés.

Investir nos canais mais eficientes de marketing

O marketing não precisa parar: pelo contrário, tem negócios que, como esperam uma queda no movimento da loja física, estão aumentando a verba de marketing digital para o e-commerce.

É importante pensar quais campanhas são realmente efetivas. Os esforços devem estar orientados a ações que ajudem na geração de vendas, como parcerias com lojas de produtos complementares, por exemplo. Agora não é momento para focar em branding — isso poderá voltar a ser prioridade após a crise, combinado?

Reinventar a experiência da loja física

De acordo com o mais novo relatório da McKinsey & Company, por conta do coronavírus, houve uma diminuição de 20 a 30% do tráfego de pedestres em áreas comerciais. Por outro lado, o tráfego online teve um aumento de 25%, especialmente em nichos alimentícios.

Assim, você pode aproveitar todas as ferramentas virtuais do momento, especialmente o Instagram Shopping, para levar a experiência de compra ao universo digital e conectar pessoas.

Com esse recurso, é possível adicionar preços e links de produtos nas fotos do seu feed, o que agiliza (e muito!) o checkout. Segundo a própria rede social, tal funcionalidade pode aumentar o tráfego em até 44% e a receita em 8% — uma ótima pedida neste período de crise, não?

Caso você ainda não utilize a plataforma de vendas do Instagram ou queira potencializar seu perfil, aprenda tudo nos dois conteúdos abaixo:

Criar uma campanha orientada para compras online

É uma realidade que comprar online será mais seguro nas próximas semanas. Por isso, você, lojista, deve incentivar esse comportamento nos consumidores. Crie campanhas de marketing nas redes sociais e divulgue promoções. Se fizer sentido para a sua estratégia, atraia seu público compartilhando cupons de desconto para compras virtuais.

Evitar contato físico por conta do coronavírus deve ser uma prioridade, inclusive dentro da sua empresa. Assim, seja exemplo. Muitas marcas já estão tomando providências de acordo com as necessidades do público e da equipe, como a In The Box.

Para aprender mais sobre gerenciamento de crise, otimização de orçamento e monitoramento de resultados, acesse o conteúdo abaixo:

Trabalhar em formato remoto o máximo possível

Relacionado ao tópico anterior, não se esqueça de promover a segurança dos seus colaboradores. Envie o máximo de funcionários para casa (e se não for possível, invista em transportes privativos, como o Uber), crie escalas e repense os dias e horários de funcionamento.

Promova uma cultura remota proativa e defina ferramentas digitais para que a sua equipe possa se comunicar com facilidade e manter a qualidade do trabalho. Além disso, estruture grupos e reuniões para que todos estejam sempre na mesma página.

Não se esqueça também de comunicar ao seu público sobre as novas ações da empresa e esteja pronto, junto à sua equipe de atendimento, para responder potenciais dúvidas que possam surgir em relação ao assunto.

A seguir, entenda melhor sobre a importância do trabalho remoto neste período:

Diversificar métodos de entrega

Por ora não é perceptível, mas é possível que — por conta do volume de pedidos e de operações menores (menos funcionários trabalhando ao mesmo tempo por causa do coronavírus) — as empresas de envio não consigam atender toda a demanda e entregar a tempo.

Portanto, evite ficar refém de apenas uma transportadora, como os Correios. Diversifique o seu negócio com soluções de entrega no mesmo dia, por exemplo, para manter a experiência do seu cliente. Aqui, na Nuvemshop, oferecemos diversas opções para você integrar à sua loja virtual:

Além disso, como mencionamos acima, oferecer frete grátis pode ajudar muito na sua conversão, mas assumir o custo sozinho não resolve o problema. Por isso, reduza gastos e crie vantagens que o seu cliente possa valorizar (como as promoções citadas no início do artigo).

Especial para lojas Nuvemshop: sabemos da importância de manter uma comunicação clara com o público. Por isso, estamos desenvolvendo uma nova funcionalidade para que você, lojista Nuvemshop, tenha a opção de, no carrinho de compras, inserir uma mensagem sobre possíveis atrasos na entrega. Em breve, ela será lançada e comunicada via Novidades no seu Administrador Nuvem.

Reavaliar meios de pagamento e renegociar dívidas

Durante a crise, o capital de giro (dinheiro na mão) tem um valor inigualável! Logo, nossa recomendação aqui é entender como elevá-lo através de diferentes perspectivas:

  • Avaliar meios de pagamento e tempo de recebimento: trabalhar com taxas um pouco mais altas com meios de pagamento, mas antecipar o recebimento, pode ser um grande gerador de capital de giro.
  • Renegociar com fornecedores: em um momento de crise, precisamos mais do que nunca de parceiros, não somente de fornecedores. Mantendo uma negociação justa (já que estamos todos no mesmo barco), tente renegociar o pagamento de dívidas para manter seu fluxo de caixa o mais saudável possível.

Ficar ligado nas notícias do mercado

Aqui listamos informações e iniciativas que podem te ajudar nas próximas semanas:

Compartilhe suas experiências!

Tenho certeza de que estas dicas podem te ajudar nos próximos meses. Cuide do caixa, mas continue pensando grande. Como qualquer crise, ela passará! O importante é manter o negócio funcionando.

Convido você a pensar em como aplicar essas dicas e a dividir com a gente aquelas que você aplicou e quais foram os resultados obtidos.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.