Você profissional, líder e empreendedor (Traduza para a linguagem corporativa pensando na criação de uma cultura!).

A importância da Repetição na aprendizagem

Porquê que as crianças querem fazer sempre as mesmas brincadeiras, jogar o mesmo jogo e ler o mesmo livro – mesmo quando têm um quarto cheio de outros brinquedos, jogos e livros?

A primeira resposta que podemos dar é esta: porque elas precisam da repetição para aprenderem. Se a criança insiste em repetir as mesmas brincadeiras, é porque a repetição faz parte do seu processo de aprendizagem.

Podemos dizer que o processo de aprendizagem é similar ao desbravar de um terreno selvagem. Quando passamos pela primeira vez por este terreno cheio de ervas altas, essa é a vez mais difícil de percorrer o caminho, a que exigirá mais energia, porque este caminho (do cérebro) ainda não foi explorado – na verdade, ainda não existe um caminho, existe apenas uma área inexplorada. À medida que for repetindo o caminho e demarcando nele novas pegadas, o caminho será consolidado, o caminho fica marcado e tornar-se-á cada vez mais rápido de o atravessar. Também é assim que se processa a consolidação das aprendizagens – através da repetição.

Assim, sendo a aprendizagem um processo neurológico, em que momento deste processo entra a repetição?

Já falámos aqui sobre o desenvolvimento cognitivo. Então, reforcemos que na primeira vez que a criança faz algo, é formada uma nova conexão neuronal. Mas dessa primeira vez ainda não existe uma sinapse entre neurónios. Como é que se cria essa sinapse? Essa comunicação entre neurónios acontece através da repetição. E quantas mais vezes for realizada essa repetição, mais forte se tornará essa comunicação entre neurónios. A aprendizagem será consolidada.

Assim, a aprendizagem de um novo conhecimento ou habilidade não está na quantidade de novas informações apresentadas, mas sim na compreensão profunda e consistente um conteúdo específico. E isto só é possível através da repetição.

Além disso, a repetição também traz gestão de expectativas, tão importante na regulação emocional. Este saber o que vai acontecer de seguida é uma grande fonte de prazer e ajuda as crianças a ganhar estratégias de auto-regulação.

Se a repetição pode tornar-se aborrecida? Só se for para o adulto.

Então até quando repetir uma mesma brincadeira? Até quando a criança quiser.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.