A pior autocrítica que transforma a crítica em algo melhor!

NOTA SOBRE A “AUTOCRÍTICA” PETISTA
Dilma, Lula e o ex-Ministro Aluizio Mercadante: autocrítica impossível

A Folha de S. Paulo publicou entrevista com uma das raras lideranças petistas alheias ao cárcere, o ex-Senador e ex-Ministro de Dilma, Aloizio Mercadante. A chamada não poderia ser mais condescendente: “Temos que fazer autocrítica sincera, afirma Mercadante nos 40 anos do PT” – o desavisado leitor de manchetes pode ter a impressão de uma mea culpa, mas convenhamos que, no caso do Partido dos Trabalhadores, a linha entre assumir erros e confessar crimes é tão tênue que torna improvável qualquer retratação contundente.

Entre relativizações, desculpas e terceirização de responsabilidade pelas monstruosas incorreções morais e técnicas dos governos petistas, destaco dois trechos para o leitor do Boletim:

a obra que nós [o PT] construímos é muito maior do que os erros”. Não, não é. Até porque a alegada prosperidade nos anos do Lulopetismo se provou efêmera, culminando na maior recessão econômica da história da república, com recordes de desemprego, juros, inflação e endividamento familiar. A educação brasileira, mesmo com orçamento multiplicado, não avançou em qualidade. A crise na segurança pública levou os números de mortes violentas no país a patamares de zonas de guerra. E se a “obra” foi controversa e inconsistente, os “erros” são evidentes e dantescos: mensalão, petrolão, superfaturamento de obras, loteamento de cargos executivos, subsídios às “campeãs nacionais”, controle artificial de preços, financiamento de ditaduras, asilo a terroristas, nomeações de militantes para o judiciário… Isso se concedermos ao PT a gentileza do eufemismo, tratando crimes graves como meros erros.

O segundo excerto que trago aos leitores do Boletim, choca pela desconexão com a realidade e o descompromisso com a democracia, as garantias fundamentais e os direitos humanos:

– Folha: O sr. não considera o Maduro um ditador?

– Mercadante: Não. Você pode falar que tem um regime autoritário. E que está tentando se defender de uma intervenção externa.

Negar que o regime bolivariano é uma ditadura é absurdo: são décadas de perpetuação de um grupo político no poder, com eleições comprovadamente fraudadas; exílio, prisão e tortura de oposicionistas; morte de manifestantes civis que protestam nas ruas; controle da justiça e das forças armadas pelo poder executivo; supressão do poder legislativo democraticamente eleito; criação de milícias pró-governo; controle da mídia, com estatização ou fechamento de grupos de comunicação, encarceramento e expulsão de jornalistas. Sem falar na tirania de submeter a população à escassez de produtos de higiene, alimentos e remédios, provocando fome, epidemia de doenças e migrações em massa de refugiados. Ainda assim, o petista Mercadante – numa demonstração de fidelidade canina à ideologia socialista – relativiza as atrocidades de seu ditador de estimação e ainda culpa o mundo livre por querer intervir nessa catástrofe humanitária.

Realmente, a entrevista é uma “autocrítica sincera”… mas para padrões petistas.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.