Vida de PÃE…

Vida de PÃE…

Hã? Como assim, não sabe o que é “PÃE”?

– É um homem que opta por cuidar ou ter filhos solteiro ( Ele se torna o pai e a mãe da Criança)! É a pessoal que entre o casamento e filhos, o primeiro se torna secundário e ser pai, algo primário. Óbvio, existem outros fatores que te tornam pãe.

Mas, este foi o meu! Desde os trinta anos quis ser pai. E iniciei o processo burocrático brasileiro para uma adoção aos 35 ( Trinta e cinco) anos que encerrou-se comigo já com os meus 38 anos ( Trinta e oito).

Nada foi fácil . Desde a expectativa. A demora. Conhecer a criança. construir o sentimento amor. E o dia à dia da convivência.

De cara quebrei o tabu! Adotei uma criança mais velha. E Isso muda o contexto, já que pelo histórico, essas são às que quase nunca são adotadas – ou saem do abrido somente com os seus 17 ( Dezessete / 18 Dezoito anos ) – quase sem rumo.

Ter um filho é buscar paciência. Aprender há ser – dois em um – quando se é pãe. E neste processo você se renova. Passa a acordar cedo para levar na escola. Precisa criar regras para ela. Educar. Fazer exercícios e estudar com o seu filho (a) assim que chega do trabalho ( Mesmo cansado e destruído!).

E junto com isso, vem uma pergunta nova todo dia. Uma “falação” na sua cabeça ( Criança quer conversar!), quer brincar e quer aprontar! Esqueça organização e paredes limpas por mais que todos os dias fale a mesma coisa.

Canto do castigo? Excelente…Para ela dormir e relaxar!

Mas, o abraço, o primeiro PAI…Inesquecíveis!

Eu como pãe sempre cometo algumas gafes! No parque sou eu quem quase cai  ou não cabe num brinquedo. Nas reuniões de pais, a maioria é mulher – e você quer falar o necessário –  logo, acaba dormindo no meio de tanto falatório e quando acorda, esquece por que estava ali.

Já sai tão atrasado, que quando cheguei na porta da escola é que percebi que estava de pijama.

Num belo dia minha filha chamou a coleguinha de xuxuzinho…Isso me deu uma dor de cabeça! Tive que ir na escola – e os pais da menina vitima ficaram revoltados ( Eu à corrigi – Minha filha!) . Mas, sinceramente, quando criança, eu era obeso meu apelido era “tetinha”, “bola de estopa”….Acabei dizendo para a mãe da vitimazinha, quê, graças a Deus o apelido foi xuxuzinho ( Existem outros piores!),  e que na próxima vou pedir a ela para ir para a sessão de apelidos “frutas”.

Vida de Pãe é…Mesmo acordando cedo, consegue chegar atrasado! Por que a sua filha ou filho come devagar quase parando (por que adora a escola e estudar)….Ah…Os estudos…Caso a parte! 

Regras, religião e time são para outro artigo. Criança adora descumprir regras ou dizer que não as entendeu ( Mas dê o celular e pergunte se não entende como usar?)! Religião para uma criança é seguir regras, logo, igreja é lugar de ? – Correr com outras crianças! E lá vai você perder 3 ( três) quilos, e ainda levar meio “quilo” de vergonha e olhares nas costas! Time não adianta, quando a criança escolhe o dela. Você pode desistir…O seu time já era ( Você não sabe se torce pela criança, para o seu time ou para o empate).

Você vive momentos especiais com seus filhos, enquanto cuida deles de alguma forma. E colocar para dormir, ler histórias e até as broncas você se sente feliz! É um amor difícil de ser explicado.

Corre para levar e buscar na escola, na aula de balé, no inglês, na natação, troca a fralda, dá banho, escolhe a roupa ( Eu erro todas) sou pai de menina, prepara a mamadeira, o sanduíche, leva na balada, troca a fralda de novo, vai ao parquinho, consola desilusão amorosa, ajuda a escolher um tênis novo, coloca pra dormir, busca na balada,… Ufa! Pensa que é fácil ser pai? Mais enrolado ainda é ser tão pai quanto uma mãe: – É ser Pãe! Falar sobre namoro, sexo, diferenças de pessoas, sexualidade, beijo, menstruação… ( Haja coração!).

O cuidado com os filhos não é mais como antigamente, Quer coisa mais gostosa que participar ativamente do crescimento dos filhos? A cada dia uma nova descoberta! E com isso as crianças também vão entendendo que compartilhar faz parte do cotidiano e que ter um Pãe em casa é só alegria!

Bem…Eu sou pãe ( Chato, rigoroso, amoroso, amigo, conselheiro…Mas…o pãe mais feliz do mundo quando chego em casa e recebo o abraço com os gritos….Chegou meu paiiiiii….).