Lições da Netflix que considero relevantes:
Fundada em 1997, a Netflix a empresa já possui um valor de mercado maior que a Disney. Ou seja, não restam dúvidas da importância de se perceber o que transformou uma empresa de delivery numa das maiores empresas de entretenimentos do mundo e mais lucrativas, obvio.
Por isso, ao ler várias crônicas e artigos transcrevi minhas de outros e baseada na entrevista do CEO da mesmo o que traduzo como 4 lições desta empresa, que você e eu podemos aplicar nos nossos negócios.
Investir em nichos específicos e por perfis.
Nos seus primeiros anos, o que tornou a Netflix tão diferente das outras opções de locação de vídeo foi a personalização do seu serviço ( Ela ouviu os seus clientes e atendeu a demanda deles). As recomendações baseadas nos interesses dos assinantes, desbancou grandes vídeo-locadoras como a Blockbuster ( Acabou com essas ). Por que você não houve mais os seus clientes e os atende de acordo com a demanda dele e não conforme acha que será um sucesso?
O seu CEO disse:
“Quando há uma dor, você quer ser como a aspirina, não como as vitaminas. A aspirina resolve um problema muito particular que alguém tem, enquanto que as vitaminas servem o mercado geral do ‘é bom ter”. Afirmou Hastings à revista Fortune em 2009.
Ou seja, atender por perfil ao cliente! Algo que resolva o problema daquela pessoa. Ele se sente especial-único, e vai ser fiel a você ( Logo o marketing boca a boca começa!)
O Marketing pode transformar as fraquezas do negócio se bem utilizado e sem exageros.
Nem sempre é preciso se dedicar a modificar o produto ou o serviço quando algo está dando errado. Por isso, a grande sacada de marketing aplicada foi oferecer preços muito baixos, e entregar rápido o produto – O que mantinha a fidelidade do seu público. E isso você e eu podemos fazer, atender rápido e entregar com mais agilidade o que o cliente quer!
“O marketing realmente brilhante acontece quando você pega algo que a maioria das pessoas considera fraqueza e reposiciona para que as pessoas pensem como uma força do negócio”, disse o CEO à CNN, em 2007.
E concordo plenamente. Ao fracassar de 1a. – todo mundo acha que tem que mudar radicalmente, e nem sempre é assim, basta repensar e se reposicionar – Por isso, ter mentes brilhantes do seu lado pode fazer a diferença no sucesso ou no fracasso da sua empresa (Até hoje no Brasil e na America Latina em geral temos empresários que acham que é “intimidade” demais ouvir o colaborador – o que, como já escrevi em outras crônicas, este é investimento).
Criar Cultura participativa traz grandes resultados.
Atualmente, pelo que li, a Netflix conta com uma cultura de empresa bem reconhecida, baseada em valores como: comunicação, coragem e curiosidade. A apresentação feita por Reed Hastings, chamada “Netflix Culture: Freedom & Responsability”, se tornou destaque no Vale do Silício.
E de fato fazer o colaborador ser útil e pensar em como melhorar a cultura da sua empresa (Usei sua – o colaborador precisa sentir que a empresa também é dele!), ele agrega valor ao produto ou serviço. Então pare de agir feito senhor de escravos e senhor feudal e ouça sim sua equipe ( Quem te disse que as suas idéias são as melhores? Ainda mais num mundo que muda velozmente! ).
Outro Ponto : Parcerias.
Parcerias em que as duas partes ganham mas que o objetivo não fuja do da sua empresa pode ser a grande diferença. A NETFLIX possui cardápio variado de filmes e séries do mundo todo. Feitos na Argentina, Espanha, Brasil e Itália ( Olha a sacada: – Se o mundo não consumir o produto, aquele país tem milhões de consumidores que irão consumir algo nacional com a sua identidade! ). Agora traduza isso para a sua empresa? Pense se fizer parcerias com gente que tem relação com a sua atividade, e vocês ganharem juntos. De fato a NETFLIX ao fazer isso agrada gregos e troianos e ainda os fideliza. Cadê você pensando em fidelizar clientes? Fazer parcerias? Ouvir os seus talentos? Repensar a sua cultura e estilo de gerir?
13agosto