A importância da Repetição na aprendizagem
Porquê que as crianças querem fazer sempre as mesmas brincadeiras, jogar o mesmo jogo e ler o mesmo livro – mesmo quando têm um quarto cheio de outros brinquedos, jogos e livros?
A primeira resposta que podemos dar é esta: porque elas precisam da repetição para aprenderem. Se a criança insiste em repetir as mesmas brincadeiras, é porque a repetição faz parte do seu processo de aprendizagem.
Podemos dizer que o processo de aprendizagem é similar ao desbravar de um terreno selvagem. Quando passamos pela primeira vez por este terreno cheio de ervas altas, essa é a vez mais difícil de percorrer o caminho, a que exigirá mais energia, porque este caminho (do cérebro) ainda não foi explorado – na verdade, ainda não existe um caminho, existe apenas uma área inexplorada. À medida que for repetindo o caminho e demarcando nele novas pegadas, o caminho será consolidado, o caminho fica marcado e tornar-se-á cada vez mais rápido de o atravessar. Também é assim que se processa a consolidação das aprendizagens – através da repetição.
Assim, sendo a aprendizagem um processo neurológico, em que momento deste processo entra a repetição?
Já falámos aqui sobre o desenvolvimento cognitivo. Então, reforcemos que na primeira vez que a criança faz algo, é formada uma nova conexão neuronal. Mas dessa primeira vez ainda não existe uma sinapse entre neurónios. Como é que se cria essa sinapse? Essa comunicação entre neurónios acontece através da repetição. E quantas mais vezes for realizada essa repetição, mais forte se tornará essa comunicação entre neurónios. A aprendizagem será consolidada.
Assim, a aprendizagem de um novo conhecimento ou habilidade não está na quantidade de novas informações apresentadas, mas sim na compreensão profunda e consistente um conteúdo específico. E isto só é possível através da repetição.
Além disso, a repetição também traz gestão de expectativas, tão importante na regulação emocional. Este saber o que vai acontecer de seguida é uma grande fonte de prazer e ajuda as crianças a ganhar estratégias de auto-regulação.
Se a repetição pode tornar-se aborrecida? Só se for para o adulto.
Então até quando repetir uma mesma brincadeira? Até quando a criança quiser.