A Gestão de Pessoas é um conjunto de estratégias administrativas que são utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento de seu capital humano.
Ela pode ser chamada também de gestão de recursos humanos, pois é uma técnica que visa humanizar as organizações.
E ocorre por meio de participação, envolvimento, desenvolvimento e capacitação de colaboradores.
Cabe aos gestores o diagnóstico do ambiente de trabalho e assim aplicar a técnica para recolher bons resultados.
Portanto, a Gestão de Pessoas é essencial para o desenvolvimento profissional dos funcionários e o clima organizacional da empresa.
Gestão de Pessoas: Objetivos
A Gestão de Pessoas tem como objetivo desenvolver e colaborar com o crescimento do profissional e da empresa.
Por isso, para que haja uma boa Gestão de Pessoas, o objetivo da empresa deve ser a realização de seus profissionais, além da própria realização.
Para atuar de maneira correta junto de seus colaboradores e investir crescimento deles e de sua empresa, continue acompanhando este artigo.
Os 5 Principais Pilares da Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas contém cinco principais pilares, veja a seguir quais são e o que cada um significa.
Motivação
A motivação é considerada o ponto de partida dos outros pilares da Gestão de Pessoas.
Pois, toda empresa depende e precisa do comprometimento individual de cada colaborador que participa dela.
Um funcionário desmotivado, por maior que seja sua capacidade, rende pouco e na primeira oportunidade que tem, busca sair da empresa.
Por isso, é importante entender o que motiva esses funcionários, ou seja, o que os incentiva para que trabalhem com vontade e permaneçam na empresa.
Dicas para agregar motivação em uma equipe:
- Entender as necessidades de cada colaborador;
- Ter metas coletivas e individuais;
- Ter transparência nos processos seletivos;
- Fazer Feedbacks periódicos;
- Basear-se na Meritocracia.
Comunicação
A comunicação é um pilar interligado à motivação, pois, para que a empresa consiga manter seu funcionário motivado, é fundamental que haja uma boa comunicação.
E não apenas entre funcionários de um mesmo setor ou entre gestores e funcionários, é importante que a comunicação seja integrada entre todos, assim, todos terão acesso à informação.
Os gestores precisam e devem incentivar o diálogo e assim trabalhar em conjunto com seus colaboradores, com o intuito de melhorar a comunicação interna da corporação.
Dicas para melhorar a comunicação em uma empresa:
- Implantar um software para a comunicação interna entre os colaboradores;
- Agilidade nas respostas;
- Ter comunicação imediata entre as pessoas da corporação;
- Manter todos os gestores e equipes informados.
Trabalho em Equipe
O terceiro pilar da Gestão de Pessoas é o Trabalho em Equipe, e é extremamente importante que a organização, seus gestores e colaboradores, tenham em mente que todos fazem parte de uma equipe.
Ou seja, todos são parte de um ambiente organizacional, mesmo sendo setores e áreas diferentes.
Por isso, deve haver o trabalho em equipe e o esforço coletivo para realizar atividades e resolver problemas como um grupo.
Porém, é importante que este trabalho em equipe seja natural, com iniciativas orgânicas, para criar um ambiente bom e saudável.
Dicas para melhorar o trabalho em equipe em uma empresa:
- Criar grupos de trabalho;
- Ter reuniões periódicas para acompanhamento;
- Adotar ferramentas de compartilhamento de tarefas no dia a dia;
- Estimular momentos de interação e diversão.
Conhecimento e Competência
Para que todos os pilares anteriores funcionem, é preciso que haja conhecimento e competência, pois sem isso, os colaboradores não executarão suas tarefas com qualidade.
Portanto, é necessário que haja planejamento e uma boa gestão de conhecimento, para que a corporação consiga utilizar o melhor de seu colaborador na atividade designada a ele.
Para que aconteça, é preciso que haja boas práticas de comunicação e feedback, com uma gestão de competência.
Dicas para aprimorar o conhecimento e competência em uma empresa:
- Realizar avaliações de desempenho, baseadas em competências;
- Processo seletivo transparente e rigoroso;
- Reuniões entre gestores e colaboradores.
Treinamento e Desenvolvimento
O último pilar visa a busca por novas especialidades, por isso a busca por desenvolvimento deve ser constante e deve partir da empresa juntamente de seus colaboradores.
A corporação deve fornecer oportunidades de aumentar seu conhecimento como profissional aos seus funcionários.
Para isto, é preciso oferecer novos conhecimentos para agregar ao currículo do colaborador e o mesmo deve trazer um retorno desse investimento à empresa.
Portanto, empresa e profissional devem estar em um ponto de equilíbrio entre esta troca, ou seja, tanto um quanto outro devem estar satisfeitos no fim.
Dicas para aplicar treinamento e desenvolvimento em uma empresa:
- Verificar quais os treinamento e cursos mais desejados pelos colaboradores;
- Realizar treinamentos contínuos;
- Ter parcerias com empresas de treinamento e desenvolvimento.
Gestão de Pessoas: Processos
A Gestão de Pessoas consiste em diversas atividades, sendo desde planejamento a desenvolvimento.
E alguns dos processos dessa estratégia são: Integração de pessoas, Aplicação, Recompensa, Desenvolvimento e Monitoramento.
Integração de pessoas: Esse processo é feito para a inclusão de novos colaboradores em uma corporação, como a seleção e o recrutamento.
Aplicação de pessoas: Esse é um processo de orientação e de traçar as atividades que os colaboradores irão executar na corporação.
Recompensa de pessoas: Esse processo tem a finalidade de incentivo e satisfação de todos os colaboradores.
Desenvolvimento de pessoas: Esse, é o processo de desenvolver pessoas, ou seja, investe na capacitação dos colaboradores da organização.
Manutenção e monitoramento de pessoas: Esse processo é para a manutenção e monitoramento dos colaboradores, isto, para manutenção do estado psicológico do mesmo, entre outras coisas.
Além de monitorar as atividades que ele desenvolve, para que assim, seus resultados sejam satisfatórios.
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