O que é gestão humanizada?
Na gestão humanizada, os colaboradores são considerados em sua totalidade como seres humanos, com todas as suas características, particularidades, dificuldades e desejos, e não apenas uma mão-de-obra. Esse relacionamento torna-se mais flexível, empático e respeitoso,que contribui para um clima organizacional saudável e colaborativo.
Nesse aspecto, são considerados também a diversidade e inclusão, fundamentais para que as pessoas sejam inseridas no mundo do trabalho de forma igualitária, respeitando seus contextos de vida.
Além disso, é preciso compreender que na gestão humanizada não deve haver perdas – nem na produtividade da empresa, nem na qualidade de vida dos colaboradores. Ou seja, é necessário conciliar os processos às necessidades dos funcionários, de forma que seja possível alcançar os resultados sem sacrificar a satisfação e o bem-estar dos profissionais.
Como implementar a gestão humanizada nas empresas?
Para que esse conceito possa ser aplicado no dia a dia da organização, é necessário seguir alguns pilares fundamentais que vão direcionar o modelo de gestão e devem ser incorporados na cultura e nos processos da empresa. Vamos detalhar a seguir.
Preparação da liderança
A mudança de cultura para uma gestão humanizada conta, acima de tudo, com as posturas e bons exemplos da liderança – ou toda estratégia pode ficar sem sentido. Nesse sentido, o RH tem papel fundamental, apoiando os gestores nesse processo e desenvolvendo suas habilidades para valorizar o capital humano.
Entendimento sobre as necessidades da empresa e dos colaboradores
A empresa deve ter clareza das métricas importantes para a sustentabilidade do negócio e, ao mesmo tempo, entender quais são as necessidades específicas dos colaboradores para desempenharem seu trabalho. Dessa forma, é possível encontrar meios de potencializar e facilitar os resultados.
Investimento em boas condições de trabalho
Oferecer um ambiente em que os colaboradores se sintam valorizados é um critério elementar para implementar a gestão humanizada, e isso inclui disponibilizar espaço, ferramentas e todo apoio necessário para que possam exercer todo seu potencial.
Comunicação eficiente entre lideranças e colaboradores
Devem ser estabelecidas todas as ferramentas e rotinas para que a comunicação entre gestores e sua equipe seja eficiente, próxima e empática, de modo a estimular o compartilhamento de ideias, feedbacks, valores e propósitos.
Colaboração e integração entre os times
A empresa deve estimular um ambiente de conexão e pertencimento entre os times para impulsionar processos e engajar os funcionários em um clima de colaboração, respeito e desenvolvimento.
Adequação de processos
É necessário realizar um acompanhamento detalhado em relação à produtividade das equipes e entender se há entraves no desenvolvimento do trabalho. Nesse sentido, os colaboradores também devem ser ouvidos para determinar possíveis alterações e melhorias na operação.
Apoio a diversidade
Colaboradores que se sentem seguros, acolhidos e respeitados são mais produtivos e engajados com a empresa e suas atividades. Além disso, incentivar a diversidade enriquece o ambiente e as trocas de experiências e aprendizados.
Ações para saúde mental
Incentivar hábitos de vida saudáveis e estimular o lazer e o descanso é um pilar fundamental da gestão humanizada, especialmente quando se considera que o trabalho é muitas vezes um dos maiores fatores de estresse. Aposte em ações preventivas e de acolhimento aos colaboradores.
Quais os benefícios de uma gestão humanizada?
Um modelo de gestão humanizado pode trazer impactos muito positivos para o crescimento das organizações, já que estimula a equipe a se desenvolver e atingir os resultados esperados. Neste tópico, vamos trazer as vantagens de aplicar essa metodologia. Acompanhe!
Aumento da produtividade
Um clima organizacional tóxico, em que os colaboradores são pressionados a cumprir suas metas sem que seja considerado seu bem-estar pessoal, pode esperar efeitos adversos em sua produtividade. Nesse sentido, a gestão humanizada e seus princípios tornam o ambiente mais favorável para que o funcionário realize suas entregas com mais qualidade e comprometimento.
Diminuição do turnover
Essa que é uma dor comum em empresas de qualquer segmento pode ser significativamente amenizada se os colaboradores se sintam valorizados e respeitados no ambiente de trabalho. Com iniciativas de humanização das operações, o turnover tende a diminuir, assim como os custos com desligamentos e novas contratações para repor a equipe.
Melhoria do clima organizacional
Empresas que costumam ter uma cultura predatória com seus colaboradores vão contra seu próprio crescimento. Com um clima organizacional ruim, a empresa pode enfrentar problemas com a lucratividade do negócio por conta de uma equipe desestimulada, insatisfeita e permeada por conflitos, além de ter dificuldade para atrair talentos e manchar sua imagem como marca empregadora. Por essa razão, é fundamental apostar em uma gestão mais empática e mediadora para reduzir os indicadores ruins.