Antes de contar sobre o desafio, quero compartilhar com vocês, dois dados que serão correlacionados ao final desse texto:
- Empreender é o 2° maior sonho dos brasileiros.
Uma pesquisa global mostrou que em 2022, 6 em cada 10 pessoas no Brasil querem empreender, um aumento em relação ao ano anterior. A pesquisa também revelou que o empreendedorismo por necessidade teve uma pequena queda, enquanto o número de “empreendedores potenciais” aumentou durante a pandemia. Atualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros querem empreender nos próximos três anos e o país está em segundo lugar no ranking global na proporção de potenciais empreendedores.
- O outro dado é sobre a Creator Economy.
Segundo a Goldman Sachs Research, o mercado mundial da creator economy movimenta US$ 250 bilhões, com projeção de crescimento para US$ 480 bilhões em 2027. O levantamento da Goldman também aponta que o marketing de influência será o principal motivador do aumento de receita nos próximos anos.
Agora veja bem.
Temos uma grande massa querendo empreender e uma nova economia se formando e se tornando GIGANTE. Além disso, os jovens estão cada dia mais conectados ao universo da criação de conteúdo e a geração de receita por múltiplos canais, destaco Youtube, Tiktok e Instagram.
Prevejo que enfrentaremos nos próximos anos um grande desafio com relação a atração e engajamento dentro das organizações. O trabalho já tem novo significado pós pandemia com a descoberta de novos modelos de trabalho, agora, imagina disputar com um mercado em tese muito mais “divertido”?
Não quero entrar no mérito da superficialidade das promessas do digital e dos desafios que as famílias vão enfrentar nesse processo de ressignificar o trabalho junto aos seus filho, mas eu quero saber de você RH e EMPRESAS de qualquer área:
O que você tem feito para se preparar para esse novo perfil de profissional?
Como você tem usado a economia de criadores a seu favor?
Quais têm sido as estratégias para trazer as características do digital para o espaço de trabalho?
O quanto você realmente se sente preparada para compreender e integrar a nova geração?
A discussão sobre gerações tem se esfriado, mas honestamente? Nunca foi tão importante falar sobre isso! |