1. Anúncios em mídias locais
Todos sabem onde seus clientes costumam estar, especialmente quando se fala em mídias offline. Jornais locais, revistas especializadas, eventos, outdoors e demais formatos de anúncios que trazem certa visibilidade precisam ser considerados na sua estratégia de marketing. E lembre-se de que isso depende do perfil do público. Então, conheça-o bem antes de determinar em quais mídias locais você deve investir.
2. Redes Sociais
Os seus conteúdos relevantes não podem ficar escondidos no meio de tanta coisa presente na internet, concorda? Logo, você precisa participar das redes sociais de forma ativa. Nelas, o potencial de captar clientes é bem maior — como no Facebook ou LinkedIn.
Elas permitem interagir com as pessoas, deixando claro que seu escritório contábil é uma grande referência no assunto. Assim que as pessoas se interessarem pelo que você tem para apresentar, vão visitar o seu site ou blog, construindo, assim, uma relação de confiança. Dessa maneira, quando precisarem, seu negócio será o primeiro a ser lembrado.
3. Marketplace
É também importante divulgar em um marketplace. Oferecer seus serviços por meio de uma plataforma do tipo traz vantagens como maior visibilidade, facilidade de receber pagamentos e o baixo custo de investimento. Aos clientes que estão à procura de um serviço ou produto, essa é uma ótima alternativa de comparar tempo de entrega, preços e qualidade. É ainda uma forma de aproveitar os benefícios de divulgação e de redução de custos.
4. Blog e SEO
Você certamente já sabe da importância da sua profissão e da quantidade de problemas que um contador pode evitar para os seus clientes. Lembre-se, no entanto, de que nem sempre eles sabem disso: é preciso educar o mercado.
Na prática, isso significa criar conteúdo que ajude as pessoas a compreender a profissão do contador — ou seja, o que esse profissional faz e de que forma ele pode auxiliar na rotina de uma empresa. Compartilhando conteúdos assim em um blog, você aumenta a visibilidade do seu escritório e atrai clientes interessados no serviço que executa.
Não se esqueça de investir em SEO, ou seja, em Otimização para Mecanismos de Busca. Quando as suas páginas da web são otimizadas, incluindo os posts do blog, a empresa torna seu site mais visível a quem está buscando palavras-chave associadas ao seu serviço, produto ou marca, a partir de buscadores como o Google.
5. Site
Que tal começar sempre pelo básico? Então, crie um site da sua empresa de contabilidade. Ele será a vitrine dos seus serviços, o espaço no qual você vai comunicar o que sua equipe é capaz de fazer e quais soluções oferece. É preciso tornar a experiência dos visitantes o mais fácil e agradável possível. Então, opte por uma plataforma responsiva (mobile e desktop) e que possibilite customizações, de modo que o site seja a cara do seu escritório.
6. E-mail marketing
O inovação na contabilidade é uma estratégia muito usada há algum tempo, mas que ainda gera bastante resultado de conversão. Muitos escritórios contábeis estão apostando nela, mas, afinal de contas, como ter os leads e se relacionar a partir dessa ferramenta?
Uma das primeiras lições é que você nunca deve comprar listas de e-mail. Isso acontece porque esse tipo de investimento não funciona por diversas razões — e uma delas é que o conteúdo será considerado spam.
Então, a melhor e mais sábia solução é conquistar sua lista de clientes. Isso é totalmente possível a partir do oferecimento de um material rico, como um e-book, no qual o lead vai inserir seu e-mail a fim de baixar o conteúdo de forma gratuita.
Assim que a pessoa estiver dentro da sua lista de e-mails, ela precisa ter total controle dos conteúdos que quer receber. Por isso, é preciso deixar sempre disponível a opção de se descadastrar da lista, o famoso opt-out.
7. Participação em eventos
A participação em eventos do setor de contabilidade também é um modo muito eficaz de dar visibilidade à empresa e, assim, entrar em contato com uma grande quantidade de prospects. O ideal nesse momento é ter um material impresso que seja atrativo, como cartões de visita, folders e flyers a serem distribuídos às pessoas.
Só não se esqueça de falar sobre seus canais de comunicação online nesses materiais impressos. As pessoas hoje buscam as informações essenciais na internet para, depois, contatarem pessoalmente o serviço. Somente assim vão solicitar uma consultoria ou negociar um novo contrato, por exemplo.
Pense nisso.
Robson Nunes.