O que fazer para motivar a equipe em tempos de crise e espantar o pessimismo?
Em um cenário de incertezas e fragilidades, a falta de motivação dos colaboradores é um dos principais desafios enfrentados dentro das organizações.
Profissionais desmotivados não executam suas atividades conforme o esperado e fazem com que a empresa perca produtividade, agravando uma situação que já não era muito favorável.
Dessa forma, é papel dos líderes encontrarem maneiras de manter acesa a chama da motivação entre os seus liderados para que eles possam dar o melhor de si.
Isso exercerá impacto direto nos resultados da empresa, promovendo maior eficiência, rentabilidade e crescimento.
Mas, afinal, como motivar a equipe em tempos de crise e garantir a sobrevivência do negócio no mercado?
Para responder a essa pergunta, separamos 7 ideais para motivar a equipe que podem te ajudar a superar esse momento difícil e que pode afetar a performance de seus colaboradores.
Confira também em nosso blog: Como fazer a gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio
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- 7 dicas de como motivar a equipe em tempos de crise
A motivação em tempos de crise é ainda mais importante do que em situações de normalidade. Por isso, analise cada uma das dicas, verifique as mais adequadas para o seu modelo de negócio e descubra o que fazer para motivar a equipe.
1 – Estabeleça metas
Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas.
Essas metas podem ser individuais ou coletivas.
Além disso, é necessários que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.
Metas praticamente impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas. E, dessa forma, não contribuirão em nada para a motivação organizacional em tempos de crise.
2 – Dê feedbacks sempre que possível
O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise.
Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.
Lembre-se de que o feedback tem como objetivo estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor.
Por isso, escolha bem as palavras que você for utilizar para não desmotivá-los.
Saiba mais: 9 ferramentas de avaliação de desempenho para monitorar, dar feedback e engajar equipes
Tem dificuldade em dar feedback? Então, confira como realizar essa importante tarefa para a motivação em tempos de crise:
3 – Comunique-se com sua equipe
Para motivar a equipe em tempos de crise, é preciso saber as causas de sua desmotivação.
E a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho.
Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente.
Se a empresa está passando por uma crise, abra o jogo com os seus funcionários.
Explique para eles a atual situação em que a empresa se encontra e convoque-os a pensarem juntos em maneiras de superar essa fase ruim.
Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. E confiar na gestão é um fator motivacional muito importante.
4 – Promova o Job Rotation
O Job Rotation funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam suas funções de tempos em tempos. E trata-se de uma maneira diferenciada de como motivar uma equipe de trabalho.
O objetivo é fazer com que todos conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquirindo novas habilidades.
Com o Job Rotation, os colaboradores saem um pouco daquela rotina repetitiva e previsível, interagem melhor entre si e descobrem-se novos talentos.
Veja também: Como identificar e reter talentos com a Matriz 9 BOx?
5 – Invista em treinamentos
Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos.
Assim, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.
Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc.) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto.
A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento adquirido em resultados.
6 – Valorize seus colaboradores
Todo ser humano gosta de sentir valorizado. Para que o colaborador mantenha-se engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.
Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário.
Porém, é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos
Demonstre gratidão aos colaboradores. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.
Uma forma de valorizar os colaboradores é ajudá-los a se desenvolverem profissionalmente.
Veja como fazer isso neste vídeo:
7 – Seja otimista
Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.
Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que no final vai dar tudo certo.
Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.
Essas foram as nossas 7 dicas de como motivar a equipe em tempos de crise. Se o seu negócio estiver passando por uma fase ruim, uma equipe motivada pode te ajudar a passar pela crise de maneira mais suave e menos turbulenta. Que tal colocar essas dicas em prática?
Acompanhar a performance de seus colaboradores e até disponibilizar isso a eles em tempo real também é uma forma de motivar a equipe.
Pense nisso