Quando você é escolhido como a pessoa certa para representar o seu condomínio, cabe a você a missão importante de ser um ótimo síndico. Se você deseja desempenhar com qualidade o seu trabalho e ser um bom síndico para o seu condomínio, acompanhe neste post as nossas dicas valiosas que preparamos para você.
1. Busque sempre conhecimento na área
Na administração condominial você irá desempenhar diferentes atividades em várias áreas, cabendo a você buscar sempre conhecimento a fim de garantir uma excelente gestão. A melhor forma de ser um bom síndico para o seu condomínio é estar constantemente atualizado, qualificando-se sempre que possível com cursos, palestras, realizando leituras e até mesmo conversando com outros síndicos. Seja você síndico morador ou profissional, a garantia de um bom representante do condomínio é saber que o conhecimento é a base de tudo.
2. Conheça bem as regras internas do condomínio
Antes mesmo de você ter sido escolhido para ser síndico do seu condomínio, é muito importante ter um conhecimento sobre as regras internas do lugar. Uma das primeiras ações que você precisa realizar ao estar interessado em ser o próximo síndico de condomínio é ler atentamente a convenção e o regimento interno do condomínio, sabendo exatamente quais são as regras que deverão ser seguidas. Além disso, para ser um bom síndico é fundamental também que você não só esteja sempre atento aos documentos internos que estabelecem as leis do condomínio, como toda a toda a legislação da área, seja ela federal ou municipal.
3. Seja organizado e comprometido com as suas tarefas
De nada adianta você querer ser um bom síndico para o seu condomínio se você não tem o perfil e os requisitos básicos para exercer da melhor forma possível a função. Assim, ser uma pessoa organizada e comprometida no dia a dia do trabalho é fundamental para quem deseja garantir uma boa gestão condominial. Ser síndico é uma função muitas vezes trabalhosa, que precisa lidar com diversas questões burocráticas, ter o controle de diversos documentos e estar sempre envolvido nas suas responsabilidades diárias. Por isso, é muito importante que você seja uma pessoa dedicada nas tarefas que a administração condominial envolve e saiba gerir o seu trabalho de forma sempre planejada se deseja ser um bom síndico para o seu condomínio.
4. Estabeleça uma comunicação eficaz entre todos
Para ser um bom síndico para o seu condomínio é muito importante que além de ter um bom relacionamento interpessoal, você estabeleça uma comunicação próxima e eficaz entre todos os moradores do lugar. Seja um síndico participativo, que saiba ouvir o que todos têm a dizer e esteja aberto ao diálogo sempre. Isso auxilia você na tomada de decisões certas para o seu condomínio e permite um melhor relacionamento entre todos.
5. Disponha de uma equipe qualificada
Uma gestão condominial eficaz não só é resultado de um bom síndico, como também de uma boa equipe. Você deve selecionar os melhores funcionários e contar com uma equipe preparada para atender todas as demandas do condomínio e exercer sua função da melhor maneira possível. Seja funcionários contratados ou terceirizados, um bom síndico deve também qualificar e treinar seus funcionários a fim de otimizar a administração condominial e evitar problemas devido a falta de capacitação da equipe formada.
6. Realize uma gestão transparente
Um bom síndico apresenta sempre uma postura ética e transparente. É seu dever controlar todas as despesas do condomínio, agindo com muita transparência na gestão financeira e na prestação de contas aos condôminos. Quando você é escolhido para administrar as finanças do seu condomínio, é preciso ter em mente que é de interesse dos moradores saber os gastos que envolvem diretamente a cobrança da taxa de condomínio e é sua obrigação tornar todas as informações dessas despesas de forma pública para que os condôminos tenham o acesso a qualquer momento. Lembre-se: uma administração de sucesso é resultado de uma postura ética e transparente. Cabe a você agir sempre com muita transparência para conquistar o apoio e a confiança dos moradores.
7. Tenha o apoio do conselho
O papel do conselho é fundamental dentro do condomínio. Como vimos, é dever do síndico apresentar sempre um postura transparente na sua gestão e realizar a prestação de contas aos condôminos. Para que um bom síndico garanta a confiança dos moradores e tenha sucesso em sua gestão, é muito importante também que o síndico possa contar com o suporte do conselho, principalmente em se tratando das finanças do condomínio. Assim, é o conselho fiscal que auxiliará você a manter o equilíbrio financeiro do condomínio, a fiscalizar a prestação de contas, a analisar os contratos, a revisar e emitir pareceres, a garantir uma previsão orçamentária adequada e tantas outras ações que permitirão uma gestão financeira transparente.
8. Conte com o auxílio de uma administradora
Contar com uma empresa especializada em serviços de administração condominial é hoje fundamental para uma gestão profissional dos condomínios, que hoje são tratados praticamente como empresas junto aos órgãos fiscalizadores. As administradoras de condomínios funcionam como uma assessoria do síndico e dos condôminos para os diversos segmentos relativos à área: administração financeira, controle de saldo, pagamento de despesas, entre outras. A Guarida Imóveis é uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que executa com excelência e há mais de 39 anos a administração condominial de diferentes condomínios. Ao contar com a Guarida como um braço técnico na administração do condomínio, o síndico recebe serviços qualificados para garantir a tranquilidade da gestão e a otimização do seu trabalho. Acesse a página de condomínios da Guarida Imóveis para conhecer mais sobre os serviços da empresa e não deixe de ter no seu condomínio uma administradora para permitir o bom desempenho do seu trabalho.