Foco no cliente: por que ele deve vir acima de qualquer coisa…

Percebemos que a estratégia de conquistas de clientes do passado não surte mais o mesmo efeito que antes. O perfil dos clientes sofreu muitas mudanças, uma vez que eles têm mais acesso a informações, aumentando portanto seus conhecimentos, experiências e nível de exigência.
Mas como satisfazer o cliente nesse mercado globalizado e cheio de novos produtos e/ou serviços e concorrentes? A resposta é através de uma tática voltada com o foco no cliente.
Mudança: Deixando de tratar o consumidor apenas como um conjunto de dados e focando mais no fator humano, ou seja, nas emoções e sentimentos.

O objetivo dessa estratégia é gerar experiências agradáveis ao cliente e não somente para própria empresa. Uma experiência positiva é o que determinará o sucesso do seu negócio.
O foco no cliente é essencial para garantir a qualidade

Um dos princípios básicos da gestão da qualidade é o foco no cliente. O atendimento ao cliente se tornou “termômetro” para medir a real situação de uma organização no mercado.

A empresa que se preocupa em atender as expectativas de seus clientes consegue aumentar sua clientela e a fidelização dos mesmos.
Entendemos que o atendimento ao cliente não pode ser burocrático, as informações passadas precisam ser consistentes, o serviço precisa ter qualidade, como também os prazos de entrega devem ser cumpridos à risca.

O que você deve evitar é que o seu consumidor acabe associando a sua marca a características negativas, tais como: preços abusivos, qualidade ruim, tempo de entrega extenso, informações errôneas sobre o produto e serviço, entre outros.
Foco no cliente na nova versão da ISO 9001

A nova versão da ISO 9001:trouxe uma nova abordagem sobre o foco no cliente.
Agora, a ISO 9001, deixa claro que a organização não deve apenas atender o cliente com o propósito de aumentar sua satisfação e sim, que todos os requisitos dos clientes, bem como os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade dos produtos e serviços sejam atendidos.

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade dentro de uma organização é o primeiro passo para atender as necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder suas expectativas.
A Consultoria Online facilita a implementação da norma em sua empresa.

Focar no cliente. E por isso possuir várias plataformas que garantem um serviço especializado para qualquer empresa. Desde a gestão do seu resíduo até a consultoria nas principais normas de gestão.

Empresas que tem foco no cliente geralmente possuem processos que evidenciam isso, por exemplo: processo de pós-venda, processo de atendimento ao cliente, processo de pesquisa de satisfação do cliente, indicadores, entre outros.
A empresa possui foco no cliente ou só no lucro?

Ter um processo que oferte várias opções de serviços ou produtos, mas não ter um princípio de pensar no cliente antes de fazer algo não é ter foco no cliente e sim no lucro.

Por que é importante que a empresa tenha foco no cliente?

Essa é uma resposta simples: porque o cliente é a única fonte de renda das empresas e elas dependem de seus clientes para sobreviverem.
O seu negócio só vai conseguir bons resultados se você conquistar a confiança de seus clientes, de tal forma que ele volte a comprar e o recomende a outras pessoas.

Robson Nunes ( Contador )

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.