7 metas para você!
1 – Estabeleça metas
Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas.
Essas metas podem ser individuais ou coletivas.
Além disso, é necessários que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.
Metas praticamente impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas.
2 – Dê feedbacks sempre que possível
O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise.
Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.
Lembre-se de que o feedback tem como objetivo estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor.
Por isso, escolha bem as palavras que você for utilizar para não desmotivá-los.
3 – Comunique-se com sua equipe
Para motivar a equipe em tempos de crise, é preciso saber as causas de sua desmotivação.
E a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho.
Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente.
Se a empresa está passando por uma crise, abra o jogo com os seus funcionários.
Explique para eles a atual situação em que a empresa se encontra e convoque-os a pensarem juntos em maneiras de superar essa fase ruim.
Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. E confiar na gestão é um fator motivacional muito importante.
4 – Promova o Job Rotation
O Job Rotation funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam suas funções de tempos em tempos.
O objetivo é fazer com que todos conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquirindo novas habilidades.
Com o Job Rotation, os colaboradores saem um pouco daquela rotina repetitiva e previsível, interagem melhor entre si e descobrem-se novos talentos.
5 – Invista em treinamentos
Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos.
Assim, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.
Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto.
A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento adquirido em resultados.
6 – Valorize seus colaboradores
Todo ser humano gosta de sentir valorizado. Para que o colaborador mantenha-se engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.
Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário.
Porém, é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos
Demonstre gratidão aos colaboradores. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.
7 – Seja otimista
Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.
Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que no final vai dar tudo certo.
Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.
Essas foram as nossas 7 dicas de como motivar a equipe em tempos de crise. Se o seu negócio estiver passando por uma fase ruim, uma equipe motivada pode te ajudar a passar pela crise de maneira mais suave e menos turbulenta. Que tal colocar essas dicas em prática?
Acompanhar a performance de seus colaboradores e até disponibilizar isso a eles em tempo real também é uma forma de motivar a equipe.