Na pandemia ( Líder e liderados devem seguir alguns passos )…Sua vida vai continuar…

7 metas para você!

1 – Estabeleça metas

Quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas.

Essas metas podem ser individuais ou coletivas.

Além disso, é necessários que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.

Metas praticamente impossíveis de serem alcançadas só farão com que as equipes se sintam desestimuladas.

2 – Dê feedbacks sempre que possível

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe em tempos de crise.

Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que o colaborador não sinta que o seu trabalho é indiferente, mostrando que as funções que ele desempenha são importantes para a organização.

Lembre-se de que o feedback tem como objetivo estimular os colaboradores a desenvolver suas atividades cada vez melhor.

Por isso, escolha bem as palavras que você for utilizar para não desmotivá-los.

3 – Comunique-se com sua equipe

Para motivar a equipe em tempos de crise, é preciso saber as causas de sua desmotivação.

E a melhor forma para isso é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho.

Dessa forma, converse com o seu time, procure saber sobre suas preocupações, esteja aberto para ouvir novas ideias, seja transparente.

Se a empresa está passando por uma crise, abra o jogo com os seus funcionários.

Explique para eles a atual situação em que a empresa se encontra e convoque-os a pensarem juntos em maneiras de superar essa fase ruim.

Ao fazer isso, a gestão conquista a confiança dos seus colaboradores. E confiar na gestão é um fator motivacional muito importante.

4 – Promova o Job Rotation

O Job Rotation funciona como um esquema de rodízio, no qual os funcionários trocam suas funções de tempos em tempos.

O objetivo é fazer com que todos conheçam melhor o trabalho dos colegas, adquirindo novas habilidades.

Com o Job Rotation, os colaboradores saem um pouco daquela rotina repetitiva e previsível, interagem melhor entre si e descobrem-se novos talentos.

5 – Invista em treinamentos
Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos.

Assim, elas acabam negligenciando um fator importantíssimo: a capacitação dos seus recursos humanos.

Os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc) precisam ser vistos como um investimento e não como um gasto.

A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento adquirido em resultados.

6 – Valorize seus colaboradores
Todo ser humano gosta de sentir valorizado. Para que o colaborador mantenha-se engajado e motivado, é preciso recompensá-lo por seu esforço na entrega de resultados.

Se a empresa passa por um momento de crise, talvez seja difícil oferecer um aumento de salário.

Porém, é possível adotar uma política de premiação e bonificação para cada meta alcançada ou até mesmo uma confraternização para comemorar os resultados obtidos

Demonstre gratidão aos colaboradores. Explicite que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.

7 – Seja otimista

Manter o otimismo quando as coisas não vão muito bem não é uma tarefa fácil. Em momentos nos quais tudo parece dar errado, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e saibam transmitir isso para toda a equipe.

Mostre para os colaboradores que esta é apenas uma fase ruim e que no final vai dar tudo certo.

Esse sentimento otimista, mas com os pés no chão, vai estimular as equipes a continuarem desempenhando suas tarefas com qualidade e eficiência.

Essas foram as nossas 7 dicas de como motivar a equipe em tempos de crise. Se o seu negócio estiver passando por uma fase ruim, uma equipe motivada pode te ajudar a passar pela crise de maneira mais suave e menos turbulenta. Que tal colocar essas dicas em prática?

Acompanhar a performance de seus colaboradores e até disponibilizar isso a eles em tempo real também é uma forma de motivar a equipe.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.