O que é e qual a importância da Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é um conjunto de estratégias administrativas que são utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento de seu capital humano.

Ela pode ser chamada também de gestão de recursos humanos, pois é uma técnica que visa humanizar as organizações.

E ocorre por meio de participação, envolvimento, desenvolvimento e capacitação de colaboradores.

Cabe aos gestores o diagnóstico do ambiente de trabalho e assim aplicar a técnica para recolher bons resultados.

Portanto, a Gestão de Pessoas é essencial para o desenvolvimento profissional dos funcionários e o clima organizacional da empresa.

Gestão de Pessoas: Objetivos

A Gestão de Pessoas tem como objetivo desenvolver e colaborar com o crescimento do profissional e da empresa.

Por isso, para que haja uma boa Gestão de Pessoas, o objetivo da empresa deve ser a realização de seus profissionais, além da própria realização.

Para atuar de maneira correta junto de seus colaboradores e investir crescimento deles e de sua empresa, continue acompanhando este artigo.

Os 5 Principais Pilares da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas contém cinco principais pilares, veja a seguir quais são e o que cada um significa.

Motivação

A motivação é considerada o ponto de partida dos outros pilares da Gestão de Pessoas.

Pois, toda empresa depende e precisa do comprometimento individual de cada colaborador que participa dela.

Um funcionário desmotivado, por maior que seja sua capacidade, rende pouco e na primeira oportunidade que tem, busca sair da empresa.

Por isso, é importante entender o que motiva esses funcionários, ou seja, o que os incentiva para que trabalhem com vontade e permaneçam na empresa.

Dicas para agregar motivação em uma equipe:

  • Entender as necessidades de cada colaborador;
  • Ter metas coletivas e individuais;
  • Ter transparência nos processos seletivos;
  • Fazer Feedbacks periódicos;
  • Basear-se na Meritocracia.

Comunicação

A comunicação é um pilar interligado à motivação, pois, para que a empresa consiga manter seu funcionário motivado, é fundamental que haja uma boa comunicação.

E não apenas entre funcionários de um mesmo setor ou entre gestores e funcionários, é importante que a comunicação seja integrada entre todos, assim, todos terão acesso à informação.

Os gestores precisam e devem incentivar o diálogo e assim trabalhar em conjunto com seus colaboradores, com o intuito de melhorar a comunicação interna da corporação.

Dicas para melhorar a comunicação em uma empresa:

  • Implantar um software para a comunicação interna entre os colaboradores;
  • Agilidade nas respostas;
  • Ter comunicação imediata entre as pessoas da corporação;
  • Manter todos os gestores e equipes informados.

Trabalho em Equipe

O terceiro pilar da Gestão de Pessoas é o Trabalho em Equipe, e é extremamente importante que a organização, seus gestores e colaboradores, tenham em mente que todos fazem parte de uma equipe.

Ou seja, todos são parte de um ambiente organizacional, mesmo sendo setores e áreas diferentes.

Por isso, deve haver o trabalho em equipe e o esforço coletivo para realizar atividades e resolver problemas como um grupo.

Porém, é importante que este trabalho em equipe seja natural, com iniciativas orgânicas, para criar um ambiente bom e saudável.

Dicas para melhorar o trabalho em equipe em uma empresa:

  • Criar grupos de trabalho;
  • Ter reuniões periódicas para acompanhamento;
  • Adotar ferramentas de compartilhamento de tarefas no dia a dia;
  • Estimular momentos de interação e diversão.

Conhecimento e Competência

Para que todos os pilares anteriores funcionem, é preciso que haja conhecimento e competência, pois sem isso, os colaboradores não executarão suas tarefas com qualidade.

Portanto, é necessário que haja planejamento e uma boa gestão de conhecimento, para que a corporação consiga utilizar o melhor de seu colaborador na atividade designada a ele.

Para que aconteça, é preciso que haja boas práticas de comunicação e feedback, com uma gestão de competência.

Dicas para aprimorar o conhecimento e competência em uma empresa:

  • Realizar avaliações de desempenho, baseadas em competências;
  • Processo seletivo transparente e rigoroso;
  • Reuniões entre gestores e colaboradores.

Treinamento e Desenvolvimento

O último pilar visa a busca por novas especialidades, por isso a busca por desenvolvimento deve ser constante e deve partir da empresa juntamente de seus colaboradores.

A corporação deve fornecer oportunidades de aumentar seu conhecimento como profissional aos seus funcionários.

Para isto, é preciso oferecer novos conhecimentos para agregar ao currículo do colaborador e o mesmo deve trazer um retorno desse investimento à empresa.

Portanto, empresa e profissional devem estar em um ponto de equilíbrio entre esta troca, ou seja, tanto um quanto outro devem estar satisfeitos no fim.

Dicas para aplicar treinamento e desenvolvimento em uma empresa:

  • Verificar quais os treinamento e cursos mais desejados pelos colaboradores;
  • Realizar treinamentos contínuos;
  • Ter parcerias com empresas de treinamento e desenvolvimento.

Gestão de Pessoas: Processos

A Gestão de Pessoas consiste em diversas atividades, sendo desde planejamento a desenvolvimento.

E alguns dos processos dessa estratégia são: Integração de pessoas, Aplicação, Recompensa, Desenvolvimento e Monitoramento.

Integração de pessoas: Esse processo é feito para a inclusão de novos colaboradores em uma corporação, como a seleção e o recrutamento.

Aplicação de pessoas: Esse é um processo de orientação e de traçar as atividades que os colaboradores irão executar na corporação.

Recompensa de pessoas: Esse processo tem a finalidade de incentivo e satisfação de todos os colaboradores.

Desenvolvimento de pessoas: Esse, é o processo de desenvolver pessoas, ou seja, investe na capacitação dos colaboradores da organização.

Manutenção e monitoramento de pessoas: Esse processo é para a manutenção e monitoramento dos colaboradores, isto, para manutenção do estado psicológico do mesmo, entre outras coisas.

Além de monitorar as atividades que ele desenvolve, para que assim, seus resultados sejam satisfatórios.

Tenha uma sistema para a gestão completa de sua empresa

Toda empresa precisa ter uma gestão organizada e completa para garantir o funcionamento de todos os seus processos.

Não perca tempo, automatize a gestão de sua empresa com APLICATIVOS que tenham qualidade garantida.

Pense nisso empresário. Quando você pensar em reter um talento já o perdeu. Valorize quando têm!

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.