O que o empresário pode esperar do novo governo em 2023?

A eleição de Lula e seus desafios para 2023-2026

Construção de uma base parlamentar sólida será um desafio fundamental para a governabilidade do país nos próximos quatro anos

Apesar do importante significado da vitória em uma eleição tão disputada, o contexto polarizado e a margem mínima de votos sobre um oponente tão radicalmente distinto, impõe dois desafios políticos de suma importância a Lula:

* um no âmbito da sociedade e outro no do Estado, além das questões relacionadas à economia e à gestão pública do país.

No que diz respeito à sociedade, é importante sinalizar a pacificação com os derrotados, uma vez que praticamente metade da população sufragou um nome alternativo e com um programa ideológico diametralmente oposto ao do presidente eleito. Caso não faça esse esforço – ou não seja bem-sucedido na tarefa – o novo governo de Luiz Inácio pode atravessar sérias dificuldades de legitimidade, exatamente como ocorreu a Dilma Rousseff no início de seu segundo mandato, redundando em manifestações populares crescentes contra seu governo.

Por outro lado, ao reverso da mesma moeda, a construção de uma base parlamentar sólida será um desafio fundamental para a governabilidade do país nos próximos quatro anos. Como sabemos, emergiu do primeiro turno um Congresso Nacional com ideologia marcadamente mais conservadora. Nesse sentido, o desafio de Lula reside em uma gestão que acene mais ao centro, evitando o risco de um impedimento, nos moldes do que ocorreu com Dilma.

Cabe observar que os governos estaduais, em importantes estados, estarão nas mãos de opositores mais ferrenhos como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Romeu Zema (Minas Gerais) e mais moderados como Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco), impondo, dessa forma, uma dificuldade adicional para o novo mandato.

Além destes importantes desafios de natureza política, já temos contratado um problema macroeconômico de graves proporções para os próximos anos. Com o crescimento dando sinais de queda e a inflação voltando a apontar para cima, aliados a taxas de juros já bastante altas e ambiente externo desfavorável, tudo leva a crer em um ano muito complicado no âmbito econômico e social.

Tal problema, agravado pela promessa de auxílios, isenções e outras benesses durante e depois do período eleitoral, deverá impor uma grande dificuldade adicional ao novo governo de Lula, acarretando na adoção de medidas amargas que, certamente, impactarão negativamente na popularidade presidencial e abreviarão qualquer lua de mel com o eleitorado nos primeiros meses de governo.

Para conter os danos de tal cenário, a sinalização ao mercado de um compromisso fiscal responsável e de adoção de medidas saneadoras passará pela busca de nomes com esse histórico na pasta da economia. Ademais, a restauração de algumas políticas públicas exitosas do passado – sobretudo nas áreas sociais e ambiental – deverão ser a tônica desse novo governo, retomando bandeiras e programas antigos tanto do Partido dos Trabalhadores e, especialmente, de seus próprios governos.

Da mesma forma, a política externa e de comércio internacional precisam estar pautadas em um pragmatismo que remonte aos primeiros anos do século, quando Lula era presidente, ao invés do ideologismo que marcou as relações internacionais do país nos últimos quatro anos, durante o governo Bolsonaro. Apesar da tônica mais pragmática, contudo, é importante lembrar que houve algum favorecimento a governos aliados de esquerda e isso deve ser questionado com muito maior virulência neste terceiro mandato.

Outra questão que deve sofrer intenso escrutínio – seja da oposição no Congresso, seja da própria sociedade civil e da imprensa – está relacionada à corrupção, que se tornou um calcanhar de Aquiles para as gestões do Partido dos Trabalhadores e que levou Lula, inclusive, à condenação e à prisão em um passado não tão distante. Certamente, os eventuais escândalos de corrupção serão explorados de maneira muito mais acerba e devem se aproximar, muito mais rapidamente, do presidente.

Por fim, é fundamental ter presente a promessa de Lula de que este seria um governo que congregaria não apenas o PT e seus tradicionais aliados de esquerda, mas que deverá ser mais voltado ao centro, sinalizando um compromisso que precisará ser respeitado e que deve marcar conflitos importantes já na montagem do governo, bem como em seu desenrolar, chegando inclusive às eleições municipais de 2024 e, sobretudo, às eleições gerais de 2026.

Assim sendo, por todas essas razões, vemos que Lula não deve ter um terceiro mandato que comece com uma lua-de-mel tão dócil quanto teve no primeiro mandato ou uma popularidade tão alta quanto teve no segundo mandato e sua tão propalada habilidade política e sua capacidade de aglutinar opostos precisará ser exercida em sua mais alta capacidade. Se Lula decidir caminhar para um governo mais centrista, deve conseguir retomar o caminho da pacificação, mas se primar pelo radicalismo e pelo aprofundamento do conflito redistributivo, corre o risco de se tornar refém do Congresso e da Justiça e, no limite, sofrer um processo de impeachment.

Leandro Consentino Bacharel em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atua com educação política desde 2010, tendo ministrado cursos na área em diversas instituições como Oficina Municipal, Konrad Adenauer, Instituto Sidarta, FESP-SP, RenovaBR, Centro de Liderança Pública, FENALEGIS e Fundação Mário Covas. É professor de graduação em Economia e Administração e do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.