Quem olha para o concorrente esquece de si!

( Essa crônica não defende o viés criminoso de algumas ações profissionais – E sim, é um alerta para os excessos que cometemos quando não entendemos ética de verdade – e passamos a intenção de monopólio de mercado para categorias ou grupos).

ÉTICA:
substantivo feminino
1.
parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
2.
POR EXTENSÃO
conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Crônica:

Ao se preocupar com a concorrência você esquece de você.

Eu, como profissional, nunca deixei de observar os bons! E também ser um ente criador no meu ofício! Sou um ser daqueles que vive  em busca constante pela inovação.

Minha profissão é uma ciência social. Logo, eu e vários, deve exercer-la mirando a sociedade e os benefícios que esta gera para o outro. Para tanto, é preciso estudo, inovação e renovação.

Toda profissão deve seguir preceitos éticos! E todo profissional, idem. Mas, a ética precisa ser melhor entendida. Se alguém se forma numa profissão ,  abre a sua empresa,  se mira no marketing criativo, construtivo, e jamais ofensivo (e que não o coloca no posto de ser superior aos demais), sou favorável. Excelente ele vender o trabalho dele, e manter viva a ciência social praticada , a salutar e saudável concorrência.

Se todo profissional não fosse concorrente, não formaríamos sozinhos! E sim em grupos! E o diploma teria o nome do Grupo e não da pessoa e todos iriam para a mesma empresa ( Logo, já nos centros acadêmicos somos adaptados a concorrência – Não é atoa que lá aplicam-se provas e existem notas).

Se não fossemos concorrentes, cada não teria a sua empresa – ou não estaria em uma, visando um degrau maior.

Portanto, não devemos nos preocupar com a concorrência, e sim conosco. Se é empresário? – Seja inovador, estude muito e transforme pessoas e empresas ( Médicos não são muitos? E tem mercado para todos que são bons!) .

Se é profissional seja o melhor (vista a pele da empresa que escolheu trabalhar).

Eu jamais perderia o meu tempo de estudo, foco na criação e na minha empresa para simplesmente denunciar um concorrente, ou seja lá quem for. O mercado é amplo. Cada que cuide da sua empresa , invista e seja democrático ( Entendendo que é o seu trabalho que trás o cliente e não a sua bandeira ). Acredito  que no formato atual órgãos de classe mais prejudicam do que ajudam os seus profissionais, e que acabam se partidarizando por conseguinte seguindo um viés que pode neutralizar talentos.

Os profissionais de qualquer profissão que invistam em si, na sua carreira, na sua empresa e trabalhem com inovação e fiquem de olho no mercado e não no concorrente. Quem se preocupa com o concorrente perde o precioso tempo de ser criativo e captar mais clientes ou ter bons empregos.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.