SAÚDE MENTAL…CUIDE-SE!

Os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas parecem que não vão dar trégua este ano; conflitos armados entre países também não. A notícia recente de um aumento enorme de casos de pneumonia em crianças chinesas e, agora, em crianças de outros países, voltou a trazer em muita gente o medo de uma nova pandemia.

Os desafios que provavelmente teremos de enfrentar em 2024 continuarão a ser grandes e complexos e pedirão de cada um de nós resiliência e uma atenção extra a nossa saúde mental.

Das milhares de estratégias possíveis para cuidar dela, selecionei três que, penso, costumam ser relegadas a um segundo plano, mas são igualmente importantes a se exercitar e comer bem.

1. Cuide mais de você
Autocuidado significa reservar um tempo para fazer coisas que ajudem você a viver bem e a melhorar sua saúde física e mental. Isso não significa ser egoísta, mas olhar para nós mesmos como se fôssemos a pessoa mais importante do mundo, como bem disse a triatleta Fernanda Keller em uma live que fiz com ela em dezembro.

Mesmo pequenos atos de autocuidado na sua vida diária podem ter um grande impacto. Darei um exemplo: ir ao dermatologista. Com as ondas de calor extremo que temos vivenciado, é necessário checar se a pele, o maior órgão que temos no corpo, está saudável e o que fazer para continuar a protegê-la.

2. Dê um pouquinho de atenção à espiritualidade
Espiritualidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para umas, é algo extremamente pessoal e individual. Outras, preferem expressar a sua espiritualidade em uma religião ou forma de crença.

Espiritualidade tem tudo a ver com saúde mental, pois nos ajuda a entrar em contato conosco mesmos na busca pelo sentido da vida. Bem-estar espiritual é uma das facetas da qualidade de vida. E saúde mental nada mais é do que esse estado de boa disposição mental que nos possibilita navegar com mais leveza nesse mundo frenético em que vivemos.

Para quem pertence a uma religião, a minha dica é ir ao menos uma vez no ano ao seu local de culto. Pode ser a igreja católica, a sinagoga, o centro espírita, à casa ou terreiro do candomblé; não importa. Essa é uma maneira de você se reconectar com a sua espiritualidade.

3. Faça um gesto em direção a quem pensa e é diferente de você
O mundo vive uma era de grandes polarizações, que dividiu inclusive famílias e amigos. Cada grupo parece querer só se relacionar com aqueles que pensam e agem exatamente igual.

É possível quebrar esse círculo vicioso? Talvez começando pequeno. Faça um gesto em direção a quem pensa e é diferente de você. Escolha uma pessoa. Você pode dar a ela parabéns pelo aniversário dela ou, no fim do ano, desejar-lhe um feliz ano novo. Você também pode fazer um elogio, se ela realizou algo bacana. Não importa a maneira que você vai encontrar de se aproximar. O que interessa é que você saiu do seu lugar numa tentativa de aproximação.

Por fim, gostaria de dar uma última dica: que tal você escrever em um papel quais são os seus sonhos para 2024, o que você gostaria de fazer e alcançar neste ano? Ao escrevê-los, você terá parado alguns minutos para refletir sobre eles e para priorizar o que pensa ser mais importante para você.

1. Alterações do sono
Esse é um sinal clássico. O sono é a primeira coisa que muda quando algo não vai bem com a saúde mental. A pessoa costumava dormir 7 horas por noite e agora dorme 3. Ou, ao contrário, passa a ficar na cama 10-11 horas.

#cuidedevoce #cuidese

Acesse:www.centercon.com.br

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.