Sou cria do TEATRO….

O Teatro no Brasil - Disciplina - Arte(Paulo Autran)

Aos 14 anos entrei para uma companhia de Teatro.

Talvez, uma das últimas que o país teve.

Chamava-se GRUPO TERRA ROXA e o seu fundador fora o mestre Rolim.

Estranho, por que mesmo sendo tomado pela sombria e tenebrosa timidez, quando era para apresentar um trabalho para a turma em sala, para pregar na igreja, cantar , ensinar e tocar essa morria como se levasse um tiro certeiro no coração.

Era estranho, por que ocorreu o mesmo com o teatro. Num palco, me torno outro ser. Me transformo … como ocorre numa sala de aula ou mesmo exercendo o meu ofício atual…

Sou cria do teatro.

Como Fernanda Montenegro tão bem disse: “…Se o bicho do teatro te picar…Você não sai dele nunca…”. E, é fato. Em família sou pacato, discreto, leitor nato, pai rigoroso, mas amoroso, falo o necessário….Mas, quando vou ministrar uma palestra… pode ser para oito mil pessoas ou  para cem – falo como se estivesse sentado no sofá de casa com os pés dobrados e comendo pipoca lendo um bom livro ou assistindo  um bom filme.

Foi no Grupo Terra ROXA que aprendi o valor da Dança à disciplina.  Ali fui apresentado aos grandes mestres do Teatro ( De autores à atores ). E ali tive meus primeiros desafios. O maior foi  memorizar um “bife” ( falas) com 100 páginas. Ser protagonista de uma peça. E ainda lidar com a minha religiosidade – que tratava este ofício, como pecado.

Criado como Cristão levei o Teatro para a Igreja e lá foram muitas peças escritas por mim e pela “irmã Lia” –  todas de fim de ano. Misturar humor com lágrimas do Drama era o que eu gostava. Não esqueço-me de uma “tia querida” – em que, de propósito – troquei o seu texto – e para tirar sorrisos, coloquei machado onde era cajado ( As risadas me alegravam tanto). Ver o outro sorrir parecia uma meta batida!

Até hoje creio ser um ator disfarçado de alguma coisa…

Mas, um ator humanizado. Não consigo interpretar no meu ofício! Mas, consigo usar da arte para exercê-lo.

O teatro de Zé Celso, Paulo Autran, Laura Cardoso, Augusto Boal, Fagundes e de Franco Zampari mora em mim!  Não sei quando, mas… um dia… devo pairar novamente pelos palcos e pelas amadas coxias do teatro…Por quê, quando vejo um grande ator – Vislumbro o brilho do teatro no seu olhar…E sempre quero voltar!

Uma salva de palmas para os pioneiros do teatro no Brasil…

7 grandes nomes do teatro brasileiro - Blog Mackenzie

  • Nelson Rodrigues. Nelson Rodrigues foi um dos mais influentes autores do teatro nacional;
  • Hilda Hilst. Hilda Hilst promoveu uma revolução poética nos palcos;
  • Augusto Boal.
  • Maria Adelaide Amaral. …
  • Plínio Marcos. …
  • Leilah Assumpção. …
  • Dias Gomes.
  • Tônia Carrero.
  • Cacilda Becker….

Robson Nunes.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.