Tendência da Contabilidade em 2024! Se prepare para crescer… contador!

You are currently viewing Tendências contábeis para 2024: conheça as principais!

Muitos contadores estão de olho nas tendências contábeis para 2024, um ano que promete um grande salto no empreendedorismo brasileiro.

A princípio, 2023 foi um ano marcado pela inovação, o crescimento de tecnologias e novas abordagens no empreendedorismo fez com que novas tendências surgissem.

Continue lendo o nosso artigo e conheça as principais tendências contábeis para 2024.

Inteligência Artificial

Embora a inteligência artificial exista há anos, 2023 foi sem dúvidas o ápice dessa tecnologia.

Inicialmente, a mesma parecia substituir profissionais, contudo, com o passar do tempo vimos que na verdade ela veio para ajudar.

Portanto, uma das principais tendências contábeis para 2024 é o uso de inteligência artificial em processos do escritório.

Automação Comercial

Assim como a inteligência artificial, a automação comercial é uma das próximas tendências contábeis para 2024.

Na verdade, essa tendência já existe, porém, muitos contadores ainda resistem aos famosos “chatbots”.

Basicamente, esse tipo de tecnologia, responde seus clientes de forma automática, gerando mais tempo ao contador.

MEI

Apesar do MEI não necessitar obrigatoriamente de um contador, esse perfil de empreendedor tem buscado cada vez mais profissionais contábeis para auxiliar nas dúvidas de um leigo.

Além disso, muitos MEIs faturam pelo menos 5k por mês, ou seja, podem pagar por uma “mini-contabilidade”.

Por consequência, a contabilidade MEI se tornou uma das principais tendências contábeis para 2024.

Contabilidade Online

Apesar dos escritórios de contabilidade existirem a séculos, pouquíssimos deles conseguiram se digitalizar.

Hoje em dia, o empreendedorismo digital é muito comum, mas, esse tipo de negócio requer uma contabilidade especializada.

Um bom exemplo é o gestor de tráfego, um prestador de serviço de marketing digital, poucos contadores conhecem esse profissional.

Portanto, uma das principais tendências contábeis para 2024 é a contabilidade focada em negócios digitais.

Power Bi

Já que falamos de tecnologia e inovação, não poderíamos destacar o Power Bi na contabilidade.

Os clientes não suportam mais pilhas de planilhas difíceis de ler, o Power Bi surge como solução para este problema.

Basicamente, essa ferramenta da Microsoft permite a construção de gráficos lindos e fáceis de entender, sem dúvidas uma das maiores tendências contábeis para 2024.

Mentoria para outros contadores

Você é um contador ou contadora bem sucedido (a)?

Então, você pode oferecer uma mentoria para colegas de profissão que ainda não possuem o resultado que esperam em seus escritórios.

Assim como você no início de sua carreira, esses contadores são leigos em vendas e crescimento empresarial.

Ou seja, você pode ajudá-los e ainda ser pago por isso.

Consultoria para outros empresários

Do mesmo modo que você pode ajudar colegas de profissão, você também pode compartilhar seus conhecimentos com outros empresários.

Atualmente, muitos empresários se perdem na hora de organizar as finanças da empresa, tomam decisões equivocadas e se comprometem.

Desse modo, se vêem em alta vulnerabilidade, você como contador (a) consegue orientar empresários a tomar decisões inteligentes.

Em resumo, a consultoria seria um norte para o empresário, os dois ganham.

Conclusão

O mercado contábil está aquecido, em 2024 o setor promete um crescimento ainda maior, visto que novas empresas estão nascendo.

Sendo assim, recomendamos que prepare seu escritório para as novas tendências contábeis para 2024.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.