Vida de condomínio…

Como ser sutil na arte de morar em condomínio?

Moro em condomínios creio, que há uns 15 (quinze anos), ou mais – quando este era visto como o meio mais seguro de moradia num país violento – e também se tornou modismo . Para alguns era até “ chique “ dizer que saiu de uma casa e foi para um condomínio – principalmente quando surgiram os com área de lazer, academias, salões de festas e Gourmet .

Enfim, eu sempre gostei do que chamo, útil necessário ,na arte de conviver.

Logo , pode soar arrogante – mas bom dia, tarde e noite são ideais para mim num convívio num condomínio. Faço isso, porque santo não sou, mas me agrada o correto e não levo desaforo pra casa.
E vivemos a geração dos folgados e desaforados..

Respeito as atas e convenções , acho o ideal – apesar dos exageros de algumas – mal redigidas por desconhecedores da lei ( Como proibir animais domésticos).

E com o síndico conversar o mínimo necessário. Eu entendo que podem surgir amizades, mas acho raro. Prefiro a cortesia, que as amizades de escadas e elevadores. Vizinho bom é aquele que você sabe que pode contar, mas, não precisa compra-lo com carismas falsos, gentilezas interesseiras, para numa primeira vaga fechada, o atrito começar.

Vizinho bom é coerente, sabe onde começa e termina o seu dever e a nobre obrigação.

Já o Síndico bom para mim , deve ser externo ( tende a ser imparcial – e ser mais rigoroso com as normas e regras). Administra com diálogo, e não toma partido. Síndico vizinho será sempre um problema porque acha que gestão é comprar afeto – e cada morador têm um estilo. Eu sou o que não gosta de vínculos, e logo, estes tantos como eu, são os arrogantes e antipáticos – não caíram na teia da sedução do síndico morador. Gosto e defendo o síndico externo profissional e uma administradora. Mas gestão boa começa com o mínimo: – Condomínio presta contas, o síndico e a administradora emitem notas. As manutenções são feitas por profissionais terceirizados – pessoas jurídicas e gerenciadas pelo síndico externo. Condomínio tem fundo de reserva, os problemas de infiltrações e vazamentos são administrados por especialistas que emitem laudos.

Um bom condômino acompanha a gestão sem ser um pé no saco. E pede documentos se necessário. Balancete, quadro de avisos , reformas , diálogo … São pacotes de um bom gestor.
Síndico externo deve ter os moradores como referência, mas ser imparcial e nunca próximo demais, para não cair na máxima do síndico vizinho. Síndico bom não fala dos seus condomínios fora deles, trata bem seus funcionários e parceiros e cumpre tudo o que está nas atas e convenções.
E condômino bom fala menos, procura o sindico nos extremos e cuida da sua casa porta a dentro. Condômino que dá problema é igual a vizinha fofoqueira, esquece da sua vida, pra cuidar do que ocorre fora da sua porta.

Estou certo? Talvez. Mas buscando o síndico quando vejo necessidade, falando o necessário com vizinhos e tentando ou respeitando as leis e normas viáveis, minha vida ficou melhor.

No final , não sou amigo e nem inimigo, me relaciono!

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.