Eu sou notadamente um ser do Teatro!

Eu sou notadamente um ser do Teatro. Exerço algumas profissões que amo.
Eu sempre acreditei que você não precisa amar somente uma profissão e exerce-la até o fim. Durante 4 ( quatro anos ) fiz parte parte de um Grupo ou companhia de teatro chamado Terra Roxa e lá com o mestre Rolim aprendi a arte de interpretar, memorizar textos e ser vários em um…
Conheci a história do teatro Brasileiro… Entendi o valor deste ofício.
..Sim…um ofício!
Sou fascinado pelo Teatro das chamadas COMPANHIAS ( criadas no século XX ).
O teatro brasileiro ganha nova cara no século XX. O teatro se torna uma linguagem mais autentica no país. Companhias nacionais surgem a partir da década de 30, como, por exemplo, o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), em 1938.
Entretanto, foi em 1943 que essa expressão ganha maior visibilidade, com a estreia da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, inaugurando um teatro moderno no país. Assinou a direção do espetáculo o dramaturgo polonês Ziembinski.
Outros grupos importantes surgem, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. É o caso do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), criado em 1948 por Franco Zampari. Dele participam nomes importantes como Cacilda Becker, Paulo Autran, Walmor Chagas, Tônia Carrero e Fernanda Montenegro.
Fernanda Montenegro, atriz brasileira
A atriz Fernanda Montenegro integrou a companhia Teatro Brasileiro de Comédia nos anos 60.
Anos depois é fundado o Teatro de Arena, em 1953. O grupo trazia uma aura revolucionária e contestadora frente a tensão política e social dos anos pré-ditadura. Uma peça que marcou o início da companhia foi Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarniere, encenada em 1958.
Um nome muito importante para a cena teatral brasileira é Augusto Boal, ator e dramaturgo que integrou o Teatro de Arena.
Ele idealizou um método de ensino, o Teatro do Oprimido, com a intenção de tornar essa linguagem mais democrática e acessível.
Mas, dois em especial, fizeram do teatro a cara do Brasil ( Paulo Autran e Fernanda Montenegro ).
Em carta emocionante para Fernanda Paulo disse: “meu infarto foi o meu fim como ator”.
A carta é um dos pontos altos do documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra.
O artista revelou ainda que não estava contente, mas que vivia bem, graças ao “astral privilegiado” da esposa, Karin Rodrigues.” Meus médicos dizem que não vou morrer do câncer, que está controlado e praticamente não é mais visto nas chapas. O especialista do coração me diz que estou ótimo. E eu me pergunto: vou morrer de quê?”.
E Fernanda reescreveu:
“Tive um um estupor, um choque, um desassossego, uma adrenalina, se posso dizer, paralisante, porque se você para, se você encerra sua vida de palco, toda a nossa geração para, todos nós vamos com você”
Em rara entrevista a atriz conta que, apesar de não serem “nem amiguinhos nem amigões”, ela e Paulo costumavam prestigiar o espetáculo um do outro. Os dois artistas também partilhavam um grande momento da teledramaturgia brasileira: as cenas em que estavam juntos na novela “Guerra dos Sexos”, exibida pela Rede Globo em 1983. Fernanda contou que era “como se sempre estivessem juntos em cena”.
Na última correspondência dos dois, Fernanda admitiu que chorou com a carta de Paulo. “Pelo passado, pelo presente e (por que não?) pelo futuro. Sei, na pele e também por olhar em volta, que não é fácil atravessar a chamada velhice.”
“Com ele morreu uma geração, sim. Um tipo de atores que carregou o teatro desde João Caetano. Acho a morte do Paulo um sinal de fim de era”.
E de fato Fernanda tinha razão. A morte de Paulo foi um fim de uma era! E todos daquela geração…
Me sinto um ser do teatro. Mas, nunca mais voltei por que sinto que essa parte se foi com Paulo Autran.
Robson Nunes.

Robson Nunes Autor

Sobre Robson Nunes... Foi professor acadêmico por mais de 5 (Cinco) anos - teve centenas de alunos em que compartilhou o conhecimento Neopatrimonialista (CIÊNCIA CONTÁBIL criada pelo Saudoso Lopes de Sá). Suas palestras foram assistidas ( Revisado recentemente) por mais de 70.000 ( Setenta mil ) pessoas. Legalista ( Robson é conservador liberal ( Não possui político de estimação. E sim , o viés da direita não extremista e menos ainda radical ). Aberto ao diálogo com outros pensamentos deste que prevaleça a lei e a troca de conhecimentos. É autor do "Livro Capacitação Fiscal e Tributária". Também autor de poemas, crônicas variadas e artigos. Escreve sobre contabilidade, finanças, direito, política, economia, gestão de pessoas, e gestão em geral . Suas crônicas foram e são publicadas em jornais de circulação nacional, revistas e outros blogs. Sua formação começa como Técnico em Contabilidade, Bacharel em Letras, Bacharel em Contabilidade e direito, duas pós graduações, mestrado, doutorado e vários cursos em áreas diversas e outras formações. Hoje dedica-se as suas empresas de gestão empresarial e tecnologia ( GRUPO CENTERCON E GGC ) a consultoria, a escrever, Palestrar, a contabilidade e ao direito . Bem como ao seu Blogue: www.blogdorobson.com.br e ao Canal do Robson Nunes - Oficial - no YOUTUBE - Em que fala sobre assuntos diversos (gestão de pessoas, finanças, POLÍTICA, motivação), e compartilha vídeos de outros profissionais que considera relevante. Robson Nunes é judeu-cristão. Tendo Bisavós paternos como descendentes de portugueses , italianos estes foram imigrantes. Família Materna descendente de índios, negros africanos e portugueses. O objetivo do BLOGUE DO ROBSON é com uma abordagem moderna, simples e isenta de moralismo tratar sobre assuntos diversos, mas, tendo como base - não a razão, e sim, o compartilhar de conhecimentos pessoais, parciais e imparciais em sua grande maioria. Alguns focos são: Gestão de pessoas, finanças, profissões, poemas, contos diversos, motivação, política e assuntos gerais ( Nada com extrema profundidade - e nem raso demais - que não possa plantar uma semente no seu pensamento sobre todo e qualquer assunto!). Afinal, saber o que realmente importa, sobre variados temas, ou mesmo se entreter é o que torna uma pessoa capaz de gerenciar sua própria vida! E transforma o conhecimento em algo agradável e interessante. Seja bem vindo (a) ao BLOGUE DO ROBSON. Se gostou divulgue! E compartilhe! ( Agradecemos aos leitores assíduos que compartilham os textos!). Esclarecemos que não disponibilizamos os comentários dos leitores - diante da quantidade - para que estes não tirem o foco dos textos. Hoje somos mais de 6.000 leitores semanais (Já conseguimos bater 8.000 por semana )! Que dar uma dica de texto, crônica? Envie e-mail para: robsonbatistanunes@gmail.com Venha fazer parte desta Família e compartilhamos conhecimento! Obrigado sempre pela sua audiência! Robson Nunes.